sexta-feira, 24 de abril de 2015

8° Leilão Virtual Prime acontece neste domingo

A oitava edição do leilão virtual Prime traz para todo o Brasil 75 lotes de animais de elite da raça Nelore, entre Bezerras, Doadoras, Matrizes e Touros. O leilão é promovido pelos criadores Carlos Alberto e Valdir Mestriner (Agropecuaria Onix), José Roberto Colli (Zeus) e José Luiz Urbano Botteon (Nelore JAL), e promete mostrar lotes de muita qualidade.

Os compradores terão a oportunidade de adquirir Matrizes a Campo e Touros de Repasse, com destaque este ano para as 18 doadoras provadas que serão ofertadas. O leilão será ao vivo pelo Canal Rural, às 14 horas, no dia 26 de abril. Neste ano terá uma surpresa inédita: um lote com um touro ‘provadíssimo’ que o comprador poderá levar um lote de sêmen do mesmo. Não perca!

O 8° Leilão Virtual Prime é Oficial pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). A ACNB recomenda a DSM Tortuga!


Leilão Oficial Nelore RK acontece amanhã

Com 28 anos de trabalho em prol do melhoramento da Raça Nelore, o criador Ricardo Kühni realiza, neste final de semana, mais um remate da Fazenda Coqueiral. O evento será realizado dia 25 de abril na sede da Fazenda Coqueiral, que fica localizada em Sairé, no Pernambuco. Na ocasião, serão comercializados 45 lotes do Nelore de Elite divididos em matrizes, tourinhos e embriões, e 15 lotes de Girolando.

De acordo com o empresário Ricardo Kühni, cerca de  80% dos animais à venda são tourinhos criados em regime de pasto recebendo um trato de 60 dias como preparação para o leilão. Serão comercializados 60 animais dos melhores selecionadores da região. E completa: “A expectativa é muito boa, a seca já passou, e está havendo recuperação do rebanho. As fazendas diminuíram os rebanhos na época de estiagem e agora estão repovoando. Este período é de recuperação do mercado, de abertura. Também é de se festejar, pois há um ano o ‘PE’ está livre de febre aftosa”.

O evento será iniciado às 9h30 com o 8° Top Baby da Coqueiral e às 13 horas começa o 16º Remate da fazenda. Anualmente o leilão movimenta a economia local, com cerca de 200 pessoas trabalhando direta e indiretamente para a execução do evento. Com anos de seleção, o Nelore RK oferta no mercado o produto de seu incansável trabalho: um nelore cada vez mais rústico, fértil e precoce.

O remate Coqueiral é o primeiro a obter a chancela do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), no Pernambuco, e o segundo do Nordeste.  Para 2015, a expectativa é de um crescimento de 30% em relação ao leilão de 2014, e um faturamento entre 500 mil? e 1 milhão de reais, com receita repartida entre todos os 20 convidados.
O 16º Remate e 8º Top Baby da Coqueiral é Oficial pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). A ACNB recomenda a DSM Tortuga!

Comunicação ACNB - Danyella Alves Ferreira

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Pecuaristas terminarão 5 milhões de cabeças em confinamento, estima Rally da Pecuária 2015

Projeção pré-Rally aponta crescimento de 400 mil cabeças terminadas nesse sistema; equipes avaliarão indicadores de oferta de animais para abate, quantidade de bezerros no próximo ciclo e produção estimada de carne


São Paulo, 23/04/2015 – Estimulados pela boa perspectiva de preços e pela necessidade de elevar o nível tecnológico da produção, pecuaristas brasileiros deverão terminar 5 milhões de cabeças em confinamento em 2015, o que representa um acréscimo de 400 mil cabeças em relação ao ano passado, segundo projeção pré-Rally da Pecuária 2015 feita pela Agroconsult, organizadora do projeto em parceria com a Sociedade Rural Brasileira (SRB). “A oferta total de animais abatidos no Brasil vai aumentar, mas ainda assim será inferior à demanda”, afirma Maurício Palma Nogueira, coordenador do Rally.

Principal levantamento técnico das condições da bovinocultura nas regiões produtoras do país, o Rally da Pecuária vai a campo a partir deste domingo, dia 26 de abril, com o objetivo de realizar uma avaliação completa, in loco, das áreas de cria, recria, engorda e confinamento. Seis equipes técnicas irão medir a quantidade de animais confinada em 2014, a intenção de confinamento para este ano, a oferta de animais de reposição, gado para abate e as condições das pastagens, fazendo amostras e avaliações aleatórias de mais de 500 pastos diferentes.

Nogueira explica que a oferta atual de animais para abate e, principalmente, nas categorias de reposição, está em níveis muito baixos. “O comprador de bezerros e de bois magros fica receoso em investir, pois não sabe como o mercado do boi gordo se comportará nos próximos meses. Nosso objetivo é medir indicadores zootécnicos, especialmente os da cria, para estimar a oferta ao longo do ano e a quantidade de bezerros para o próximo ciclo”, complementa.

As equipes visitarão propriedades no Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Pará, Mato Grosso, Rondônia e Acre mapeando e fotografando pastagens, para obter informações como homogeneidade do pasto, volume de massa, população de plantas, altura do capim, presença de erosão, plantas invasoras, além de um histórico de utilização dessas pastagens relatado pelos pecuaristas. “As áreas visitadas respondem por mais de 83% do rebanho bovino nacional e 90% da produção de carne”, explica André Pessôa, sócio diretor da Agroconsult.

Em encontros agendados com cerca de 120 pecuaristas, técnicos do Rally conduzirão entrevistas para levantar, entre outros dados, áreas de pastagem e de agricultura em cada propriedade, total de cabeças de gado, estratégias nutricionais, confinamento, índices de fertilidade, natalidade e mortalidade, manejo sanitário e de pastagens e comercialização de animais.

No total, serão percorridos cerca de 60 mil quilômetros, com a realização de 13 encontros, sendo 7 eventos regionais para discussão de tendências de mercado, cenários e iniciativas para aumentar a rentabilidade na pecuária, e 5 eventos no formato do Circuito Rural, que acontecerão sempre entre 13h30 e 19h. Além das tendências de mercado, o Circuito Rural discutirá com os pecuaristas temas como: “21 arrobas em 24 meses: conheça o boi 7-7-7”; controle de invasoras e pastagens de alto desempenho; correção, fertilização e garantia da longevidade das pastagens; crédito, financiamento e linha ABC para a pecuária; a sucessão familiar no contexto da modernização contínua da gestão na fazenda; custos, resultados e tendências da aplicação de tecnologia na pecuária.

“Um dos principais desafios da pecuária moderna é a necessidade de produzir mais com menos. Esse conceito de sustentabilidade passa pela intensificação dos sistemas de produção”, explica Gustavo Diniz Junqueira, presidente da Sociedade Rural Brasileira. Durante os levantamentos do Rally será dada especial atenção a agricultores interessados no sistema de integração com pecuária.

Realizado pela Agroconsult em parceria com a Sociedade Rural Brasileira, o levantamento técnico é patrocinado por Dow AgroSciences, Volkswagen, Fertilizantes Heringer, Phibro Animal Health, Banco do Brasil, com apoio da FIESP, AgroSatélite, AgroIpes, Associação Nacional dos Confinadores (ASSOCON) e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). 


O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydapecuaria.com.br, com informações atualizadas diariamente pelo www.twitter.com/RallydaPecuaria  e www.facebook.com/rallydapecuariaoficial

Locais e datas de eventos:

Santa Maria (RS) 2ª feira, 27 de abril 
Umuarama (PR) 4ª feira, 29 de abril 
Campo Grande (MS) 2ª feira, 4 de maio 
Dourados (MS) 5ª feira, 7 de maio 
Presidente Prudente (SP) 6ª feira, 8 de maio
Uberaba (MG) 2ª feira, 11 de maio 
Goiânia (GO) 4ª feira, 20 de maio 
Araguaína (TO) 2ª feira, 25 de maio 
Redenção (PA) 5ª feira, 28 de maio 
Alta Floresta (MT) 3ª feira, 2 de junho 
Juara (MT) 6ª feira, 12 de junho 
Ji Paraná (RO) 2ª feira, 15 de junho 
Rio Branco (AC) 5ª feira, 18 de junho

Informações à Imprensa:
Ana Carolina Silveira / Angela Gusikuda
(19) 3305-2887/(19)9 9791-8261
carol@carolsilveira.com.br ; angela@carolsilveira.com.br

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Produção de bezerros com qualidade e retorno econômico será debatida por Pietro Baruselli na BeefExpo 2015

Para o professor, eventos como a BeefExpo são muito importantes para o desenvolvimento sustentável da Pecuária de Corte latino-americana.

O Beef Management, evento paralelo da BeefExpo 2015, que contará com a presença dos maiores analistas de mercado do país e do exterior, para palestras sobre Economia, Mercado Global de Carnes, Gestão e outros temas, terá como um de seus palestrantes o professor Pietro Sampaio Baruselli.

“Na palestra, iremos apresentar resultados de pesquisas aplicadas que indicam que é possível produzir bezerros em quantidade, com qualidade e retorno econômico, utilizando as novas tecnologias de reprodução programada em rebanhos de corte”, enfatizou o professor da Universidade de São Paulo (USP) e da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), que também atua no Departamento de Reprodução Animal (VRA).

“Eventos inovadores, a exemplo da BeefExpo 2015, que reúnem especialistas para discutirem ciência, novas tecnologias, marketing, estratégia, gestão, consumo, logística e mercado são muito importantes para o desenvolvimento sustentável da Pecuária de Corte latino-americana”, salientou.

Para participar desta e de outras palestras, o congressista deve se inscrever através do site www.beefexpo.com.br/inscricao. O inscrito receberá crachá, pasta com material, anais em CD e Certificado de participação. Terá livre acesso a toda programação da feira de negócios, aos congressos, às apresentações dos trabalhos científicos e entrada no Festival da Carne Bovina.

BeefExpo na mídia

As mais importantes mídias da América Latina, com foco na Pecuária de Corte, divulgam o evento: Norte Ganadero, México Ganadero, Radio Casado con El Campo, Agro Revenda, Revista BeefWorld, Agrolink, Elitte Rural, Folha Agrícola, Publique, Safras&Mercado, Sistema Brasileiro do Agronegócio, Canal do Boi, Agron, Mundo do Agronegócio, Grupo Agro, Boi Pesado, Rural Centro, Boi a Pasto e SindiRural.

Apoios

São parceiras do evento as principais entidades latino-americanas do setor, como Iguassu Convention Bureau, Sociedade Rural Brasileira, Itamaraty, Seab/PR, Asbia, Núcleo Feminino do Agronegócio, Sistema Ocepar, Sistema Famasul, Itaipu, Sindirações, Agrifatto, Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne e Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais. A Embrapa é coorganizadora da BeefExpo.

As maiores associações do Agronegócio da América Latina também apoiam o evento: Asociación Rural del Paraguay, Sociedad Rural Argentina, Asociación Rural del Uruguay, Charolais Uruguay, Associação Brasileira de Limousin, Associação Nacional dos Confinadores, Associação Brasileira de Angus, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, Associação Brasileira de Hereford e Braford, Associação dos Criadores de Nelore do Brasil e Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio.

Sobre a BeefExpo 2015

A BeefExpo 2015 – uma visão 360o da Pecuária de Corte – é um evento único e inovador, pois, irá reunir palestras de gestão e inovação tecnológica, conhecimento, relacionamento e festa no mesmo ambiente, além dos maiores pecuaristas do Brasil e da América Latina, para discutir a Pecuária do futuro.

A feira exclusiva de negócios contará com a presença das principais empresas do segmento, abordando as inovações de Equipamentos, Genética, Nutrição, Processamento, Reprodução, Instalações e de Saúde Animal. Paralelamente à grande feira, acontecem os painéis simultâneos, o Beef Management e o Beef 360º.

O evento contará com tradução simultânea para espanhol, inglês e português, já que são aguardados participantes de mais de 35 países. Além de homenagens aos melhores pecuaristas e profissionais do setor no Prêmio Melhores do Ano BeefWorld edição 2015, o Prêmio 50 Maiores Confinadores do Brasil e aos Melhores Trabalhos Científicos.

Ainda será promovido o Festival da Carne Bovina, que irá proporcionar uma grande confraternização na sede do evento, o Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, com total estrutura, conforto e facilidades para os participantes. O hotel oferece amplas áreas de lazer, praça de entretenimento e diversão para todas as idades, com serviços de alta qualidade.

A cidade de Foz do Iguaçu (PR) foi eleita devido à sua localização estratégica, próximo a produtores e às fronteiras com outros países, como Argentina e Paraguai, além da grande infraestrutura turística oferecida, abrindo as portas para que pessoas de toda a América Latina estejam presentes no melhor evento da Pecuária de Corte latino-americano.

Sobre a SafewayAgro

Há mais de 15 anos no mercado, a Safeway se consolidou como uma das mais importantes promotoras de eventos do Agronegócio do Brasil. Desde 2001, realizando a cada dois anos a PorkExpo, maior e melhor evento da Suinocultura mundial, a empresa lança este ano a BeefExpo, maior evento latino-americano da Pecuária de Corte.

Forte como o mercado da proteína animal e com a marca associada à inovação, experiência, confiança e credibilidade, a Safeway ainda se destaca no setor de Agronegócio com publicações de grande relevância nas áreas de Pecuária de Corte, Suinocultura e Avicultura, com as revistas BeefWorld, PorkWorld e AveWorld, além de portais de notícias que oferecem conteúdo diferenciado e atual. 

Serviço

Evento: BeefExpo 2015 – Uma visão 360º da Pecuária de Corte
Data: 21 e 22 de outubro
Local: Recanto Cataratas - Thermas Resort & Convention
Realização: SafewayAgro - Comunicação para o Agronegócio
Telefone: 19. 3305.2295
E-mail: contato@sspe.com.br

Pecuária no rumo certo

(Artigo de Maurício Palma Nogueira que é Engenheiro agrônomo; O Estado de S.Paulo, 21/4/15) 

A pecuária é uma das atividades mais criticadas por quem se preocupa com questões ambientais e sociais. A preocupação é legítima e a pressão da sociedade é fundamental para acelerar o processo de adaptação do setor produtivo a um mundo cada vez mais populoso e sedento por qualidade de vida. Os supostos efeitos negativos da pecuária brasileira, porém, são frequentemente superestimados.
 
Um exemplo são as emissões de metano e gás carbônico pelos bovinos. Em média, um bovino emite 53 kg de metano e 50 kg de gás carbônico (CO2) por ano. Em 2014 o Brasil manteve um rebanho de 208 milhões de cabeças, emitindo 11 milhões de toneladas de metano e 10,4 milhões de toneladas de gás carbônico.
 
Há controvérsias com relação à equivalência de metano em gás carbônico. Dados mais antigos apontam que cada molécula de metano equivale a 21 moléculas de gás carbônico, enquanto outros estudos mais recentes indicam que na atmosfera e sofrendo o efeito de outros gases essa equivalência cairia para apenas 6 moléculas de CO2. O equivalente em gás carbônico é a unidade padrão para referência.
 
Considerando a equivalência de 21 moléculas, em 2014 a pecuária brasileira teria emitido 240 milhões de toneladas em equivalente gás carbônico. Esse cálculo, no entanto, desconsidera a contribuição das pastagens no sequestro de carbono.
 
Incapaz de consumir toda a forragem disponível na área, o bovino acaba ingerindo apenas as folhas, especialmente as mais novas e tenras. Mesmo com bons manejos, os bovinos a pasto retiram apenas 30% a 40% da matéria seca disponível. O restante volta ao solo como material morto, reiniciando o processo de ciclagem de nutrientes. Serve também como cobertura vegetal, mantendo a umidade e a temperatura do solo.
 
Grosso modo, o que cresce acima do solo cresce também abaixo. E as raízes não são standard nas touceiras de pastagens. A cada ciclo de produção quase todo o volume precisa ser refeito, aumentando ainda mais a massa vegetal incorporada ao solo e, com isso, a capacidade de armazenamento de carbono. Em pastagens bem manejadas, tais ciclos são de 25 a 30 dias na época das chuvas e em torno de 60 a 90 dias na época da seca.
 
Quando contabilizamos essa reciclagem da forragem não consumida (parte aérea e raízes), conclui-se que o sistema produtivo compensa todas as emissões dos bovinos. Com base na composição da matéria vegetal e na dinâmica da relação entre carbono e nitrogênio no processo de humificação do solo, é possível estimar que as pastagens sequestrem três a cinco unidades equivalentes de CO2 para cada unidade emitida pelos bovinos. Atualmente o rebanho brasileiro ocupa 168 milhões de hectares de pastagens, com capacidade de absorver mais de 720 milhões de toneladas em equivalentes gás carbônico.
 
A quantificação exata do volume sequestrado no sistema produtivo ainda precisa ser identificada por pesquisas a campo nos diferentes níveis de tecnologia da pecuária. Mas é inegável a existência de um saldo positivo quando se considera a relação entre pastagens e bovinos. Esse saldo tem sido chamado de emissões líquidas de carbono.
 
Confirmando-se o volume sequestrado de carbono, a bovinocultura passaria da condição de emissora a neutralizadora de carbono, com o saldo passando dos 480 milhões de toneladas em equivalentes gás carbônico. O que é considerado passivo ambiental, portanto, passaria a contar como ativo, melhorando o balanço das emissões brasileiras.
 
Apesar das diversas críticas ao sistema de produção a pasto do Brasil, do ponto de vista ambiental esse modelo de produção é mais eficiente que o adotado nos Estados Unidos e na Europa. No Brasil, a terminação em confinamento é usada estrategicamente para corrigir a diferença entre a produção das pastagens nos diferentes períodos do ano. Entre 70% e 80% da produção das pastagens se dá no período chuvoso. A essa diferença se dá o nome de "curva de estacionalidade". Sempre que aumentar a produtividade no período de chuvas, haverá a necessidade de aumentar a quantidade de animais que terminam em confinamento.
 
Mesmo que o desempenho animal do tipo de bovino e da alimentação usada na pecuária brasileira seja inferior ao europeu e ao norte-americano, é essencial evitar a armadilha de querer copiar modelos da pecuária de clima temperado para o clima tropical. Por muitos anos esse foi o grande erro da agricultura. Erro que começou a ser corrigido em meados da década de 1970 com o advento do plantio direto; o País adaptou o sistema de produção e é hoje o único detentor de tecnologia para a produção nos trópicos. O mesmo raciocínio vale para a pecuária.
 
Considerando apenas a área de pastagens, de acordo com dados da FAO, a pecuária brasileira é 30% mais produtiva que a norte-americana. Se incluirmos toda a área de milho e soja para os confinamentos, concluiremos que a eficiência da pecuária brasileira é ainda maior em relação à dos EUA. O mesmo na comparação com a Europa.
 
Ainda assim, no Brasil todos os players da bovinocultura são conscientes da necessidade de implementar tecnologia em ritmo ainda mais acelerado do que nos últimos dez anos. E os benefícios do aporte tecnológico são incontestáveis. Se produzíssemos o volume atual de carne bovina com a mesma produtividade da década de 1990, teríamos de ter desmatado outros 250 milhões de hectares.
 
É fundamental informar corretamente o público com relação à pecuária que vem sendo conduzida no Brasil, cada vez mais sustentável. Caso parcela da sociedade decida alterar o seu hábito de consumo, orientada por desinformações - sugerindo a associação entre a pecuária e problemas ambientais -, o único efeito prático será o atraso no processo de aporte tecnológico, o aumento dos custos nas empresas relacionadas e o impacto direto na vida das cerca de 6,75 milhões de pessoas que vivem, direta e indiretamente, da bovinocultura.

terça-feira, 14 de abril de 2015

1º Leilão Carthago Embryo acontece hoje em São Paulo

O remate será realizado no Hotel Transamérica às 20 horas

O Grupo Carthago realiza hoje, dia 14 de abril, o seu primeiro leilão do Nelore, com muita genética de qualidade. Serão 31 lotes de prenhezes e 2 lotes de animais para os convidados presentes no Hotel Transamérica, que fica localizado em São Paulo, capital.

A transmissão do leilão será feita pelo Canal Rural, com abertura do canal às 21 horas, horário de Brasília. Confira aqui o catálogo completo do leilão: http://www.epageflip.net/i/478987-leil%C3%A3o-carthago-embryo-nelore – os lances poderão ser feitos também pelo telefone, ao vivo.


O primeiro leilão Carthago Embryo é oficial pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). Vídeos dos lotes https://www.youtube.com/playlist?list=PLUmXcVQGyuwQRjYnHgn2WHKET6Q7O-J9Q

sexta-feira, 10 de abril de 2015

ACNB firma compromisso com o PMGZ

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil assinou, junto à ABCZ, um termo de cooperação que estabelece o PMGZ como seu programa de melhoramento genético oficial

Vilemondes Garcia, Luiz Cláudio Paranhos, Pedro Gustavo Novis e Jozé Luiz Niemeyer dos Santos

Na última quinta-feira, dia 9 de abril, aconteceu o lançamento da 81ª ExpoZebu e o Circuito 100% PMGZ, em São Paulo. Na ocasião, o Presidente da ACNB Pedro Gustavo de Britto Novis e o Vice-presidente, José Luiz Niemeyer dos Santos, assinaram um termo de adesão ao PMGZ, com objetivo de promover o melhoramento genético e a difusão da raça Nelore em nível nacional e internacional. A partir deste momento a ACNB passa a contribuir para a expansão do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ).

 O programa é promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e tem como principal objetivo levar ferramentas qualificadas ao maior número de criadores, para disseminar os conhecimentos e as tecnologias que estão acessíveis para serem aplicados na seleção dos animais de propriedades, em todo o Brasil. Com mais de 9 milhões de animais avaliados, o PMGZ atualmente auxilia os criadores no processo de seleção da fazenda.

De acordo com o compromisso firmado no dia 9 de abril, a ACNB indicará dois representantes para atuar nos procedimentos operacionais, técnicos ou científicos do PMGZ, junto à área técnica da ABCZ.

Segundo o presidente da ACNB, Pedro Gustavo de Britto Novis: “Temos atualmente no país, alguns programas de melhoramento genético que desenvolvem bons trabalhos. A adesão ao PMGZ é fruto do trabalho de três gestões da ACNB”. E completa: “A partir de agora, esperamos que os técnicos da ABCZ estejam cada vez mais próximos dos criadores de nelore para auxiliá-los no processo de melhoramento genético de seus rebanhos”.

A expectativa da associação com a oficialização do programa é de que a raça Nelore obtenha ganhos cada vez mais significativos, principalmente nas características maternais, de precocidade reprodutiva e de terminação.

“Notamos claramente que a seleção de nelore passou por várias fases: uma em que se preconizava um animal mais alto, outra em que se preferia um animal extremamente pesado e mais baixo e, mais recentemente, percebemos a busca por um animal mais equilibrado, de frame médio. Acredito que hoje precisamos avançar nas características de funcionalidade da raça, bem como na precocidade e peso de carcaça. Precisamos atender a indústria frigorífica que espera especialmente por carcaças pesadas, bem acabadas e com menor idade possível para abate”, destaca o presidente.

Mais informações para imprensa com:

Danyella Alves Ferreira - (11) 9 8506-0063 / imprensa@nelore.org.br

www.nelore.org.br

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Presidente da ACNB Pedro Gustavo Novis confirma presença no evento de amanhã da ABCZ

Acontece amanhã, dia 09 de abril de 2015, a partir das 10h, o lançamento da 81ª ExpoZebu e 2ª ExpoZebu Dinâmica / Etapa de São Paulo (SP) do Circuito 100% PMGZ. O Presidente da ACNB, Pedro Gustavo de Britto Novis, o 1º Vice-presidente, José Luiz Niemeyer dos Santos e o Gerente Executivo da associação, André Locateli já confirmaram a presença para o evento.

Evento:
Auditório da Dow – Av. das Nações Unidas, 14171, Diamond Tower – São Paulo (SP)
10 horas – Lançamento da 81ª ExpoZebu e 2ª ExpoZebu Dinâmica
13 horas – Assinatura ACNB e ABCZ / Etapa Circuito PMGZ


81ª ExpoZebu: definidos os jurados da raça Nelore

As inscrições dos animais Nelore, para a edição de 2015 da ExpoZebu, se encerram no dia 17 de abril

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) alerta todos os criadores da raça Nelore para não perderem o prazo das inscrições de seus animais que irão participar da ExpoZebu 2015. Promovida pela ABCZ, a exposição acontece de 03 a 10 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). O prazo para a inscrição é até o dia 17 de abril, na próxima semana, podendo ser feita pelo site das comunicações online da ABCZ.

Os campeonatos da raça Nelore acontecem de 3 a 9 de maio. A novidade para este ano é o campeonato baby do Nelore, onde poderão ser inscritos nessa categoria animais machos e fêmeas com idade de 06a 08 meses. O valor de inscrição individual para os animais inscritos na categoria baby é de R$ 350,00.

Além disso, a ABCZ separou este ano o julgamento de Matriz Modelo, que passa a ser por aptidão (Corte e Leite), e não mais por raça. Os julgadores desta categoria são criadores de diversas raças.

A ABCZ e o Colégio de Jurados das Raças Zebuínas anunciaram ontem, dia 7 de abril, os nomes dos jurados que atuarão nos julgamentos da raça Nelore durante a 81ª edição da ExpoZebu, são eles: Otávio Batista O. Vilas Boas, Horácio Alves Ferreira Neto, Fábio Eduardo Ferreira (Nelore); Fabiano Rodrigues da Cunha Araújo (Nelore Mocho); Adir do Carmo Leonel (Campeonato Baby Nelore); José Olavo Borges Mendes, Cláudio Sabino Carvalho Filho, Durval Werneck (Comissão de Corte – Matriz Modelo);

Mais informações para imprensa com:
Danyella Alves Ferreira - (11) 9 8506-0063 / imprensa@nelore.org.br

www.nelore.org.br

terça-feira, 7 de abril de 2015

ACNB comemora hoje 61 anos de existência



Zoetis/Bopriva é a nova parceira da ACNB

Com objetivo de auxiliar os pecuaristas de todo o Brasil e também os associados, a ACNB está em busca de parcerias e alternativas seguras para todos. Alternativa que revolucionou o mercado nacional pela segurança do procedimento, substitui o método de castração tradicional.

ACNB e Zoetis, líder mundial em saúde animal, realizam uma parceria para apresentar os benefícios alcançados com o uso de Bopriva – vacina injetável que age no sistema imunológico dos bovinos e proporciona a suspensão temporária da fertilidade de machos e fêmeas – aos pecuaristas participantes do Circuito Boi Verde de Julgamentos de Carcaças e do Programa de Qualidade Nelore Natural. Lançada no Brasil há quatro anos, a nova tecnologia para castração de bovinos substitui os métodos tradicionais, como a castração cirúrgica e o burdizzo.

De acordo com o gerente de Bopriva da Unidade de Negócios Bovinos da Zoetis, Robson Stellato: “É uma satisfação fazermos parte de projetos que promovam e reconheçam a dedicação dos produtores e a raça Nelore pelos resultados positivos frente à qualidade da carne e produtividade no Brasil. Essa parceria une a base da genética brasileira, o Nelore, e a Zoetis em busca de soluções tecnológicas que permitam a produção de animais com qualidade superior para o consumidor”.

Stellato completa: “O produto é uma tecnologia que revolucionou a prática da castração e hoje é recomendado por especialistas em saúde animal, de todo o Brasil. Quando associado à nutrição adequada, um dos principais benefícios da utilização de Bopriva é a produção de carcaças com melhor acabamento”.

Com o uso da vacina, o pecuarista evita a perda de peso dos animais e infecções no local da castração, em decorrência de complicações pós-cirúrgicas – que muitas vezes podem levar à morte. Consequentemente, evita a dor e sofrimento nos bovinos, garantindo o bem-estar animal. O uso do produto proporciona ainda o aumento da segurança para os técnicos responsáveis pelo método – o animal pode ser violento e reagir às intervenções cirúrgicas.

Outro uso estratégico da tecnologia é na redução da ocorrência de sodomia em animais confinados e a pasto, maximizando assim o ganho de peso, reduzindo a ocorrência de brigas e lesões nas carcaças, e danos nas instalações. Em fêmeas, o método diminui a ocorrência de cios e a conversão alimentar. A vacina reduz também o risco de prenhez indesejada durante o período de engorda.

Para o gerente executivo da ACNB, André Locateli, o resultado na atividade pecuária está ligado à eficiência produtiva e à qualidade das carcaças dos animais produzidos. E completa “Com o uso da calculadora Bopriva e o apoio da equipe técnica Zoetis é possível buscar a maximização do ganho de peso no período pré-castração, e a deposição de acabamento no pós-castração”.

Ficha Técnica da Bopriva
Informações Gerais: Globalmente, foram realizados 24 estudos clínicos que envolveram 4.620 animais. Mais de 20 mil animais foram tratados com Bopriva na Nova Zelândia. O lançamento no Brasil aconteceu em março de 2011, com a aprovação no MAPA em dezembro de 2010. A vacina Bopriva está disponível no Brasil e em mais 6 países da América do Sul, 3 países da América Central, Turquia, Austrália e Nova Zelândia.
Indicação: Bopriva é um produto injetável, indicado para castração temporária de bovinos (machos e fêmeas).
Dosagem e administração: Bopriva deve ser administrada com duas doses injetáveis (dose e reforço). A primeira sensibiliza o sistema imunológico do animal, que responde ao produto 7-14 dias após a segunda dose. O bovino só é considerado castrado após a segunda dose da vacina. Tempo de efeito da castração será determinado pelo intervalo entre a 1° e 2° dose, podendo variar de 3 a 5 meses. Uma 3° dose pode ser administrada, determinando mais 5 meses independente do protocolo usado, nas administrações anteriores.
Disponibilidade: Bopriva está disponível nos principais distribuidores e representantes Zoetis em todo o Brasil.

A ACNB incentiva o uso dessa tecnologia e recomenda a vacina Bopriva. Saiba mais em www.bopriva.com.br

Sobre a Zoetis
Zoetis é uma companhia global líder em saúde animal, focada em apoiar os clientes e seus respectivos negócios. Com um legado de 60 anos de história, a Zoetis descobre, desenvolve, fabrica e comercializa medicamentos e vacinas de qualidade, além de oferecer uma linha de produtos para diagnósticos e testes genéticos, somados a uma série de serviços. Com o faturamento de US$ 4,8 bilhões em 2014, a empresa trabalha continuamente para compreender os desafios reais de quem cria e se importa verdadeiramente com os animais em 120 países. Com cerca de 10 mil funcionários em todo o mundo, a Zoetis tem uma presença local em cerca de 70 países, sendo que em 11 destes possui 27 fábricas.

Sobre a ACNB
Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 7 de abril de 1954. Sua sede está localizada na capital paulista. Possui ainda um escritório junto à sede da ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, em Uberaba/MG. Tem por finalidade integrar criadores, invernistas e demais pecuaristas em torno de um objetivo comum: fortalecer e defender a raça que representa 80% do rebanho de corte nacional. Este ano a ACNB completa 61 anos de existência.

Mais informações para imprensa com:
Assessoria de Imprensa Nelore do Brasil:
Danyella Alves Ferreira – (11) 9 8506-0063 / imprensa@nelore.org.br

Assessoria de Imprensa Zoetis-Bopriva:
Denise Carvalho – (11) 3643-2845 / denise.carvalho@cdn.com.br
Erick Paytl – (11) 3643-2919 / erick.paytl@cdn.com.br

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Fazenda de André Bartocci é destaque no Globo Rural

Diretor da ACNB fala com o Globo Rural sobre os desafios para produzir carne. Confira:



http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2015/04/em-ms-fazenda-supera-desafios-para-produzir-carne-tipo-exportacao.html?fb_ref=Default

Os europeus já foram os principais importadores de carne bovina do Brasil, mas hoje estão em 5º lugar na lista dos nossos clientes. O motivo principal são as exigências sanitárias e de manejo feitas por eles, principalmente para as carnes de alta qualidade.
Apesar disso, uma fazenda em MS está superando os desafios para produzir carne tipo exportação, conforme mostra a reportagem.
O Brasil tem o segundo maior rebanho bovino do mundo. Entre vacas de corte e de leite são mais de 200 milhões de cabeças.
Nossa produção de carne é de 10 milhões de toneladas por ano, 80% são consumidos no mercado interno e o restante é exportado para vários países. Para a Europa vão 120 mil toneladas.
Um frigorífico de Campo Grande, a capital de Mato Grosso do Sul, está selecionando cortes especiais para a Europa, um dos mercados mais exigentes. Os europeus pagam até 20% mais pelas carnes de alta qualidade, é um mercado muito disputado, por isso, foi dividido em cotas, distribuídas entre vários países exportadores: a chamada Cota Hilton. A cota do Brasil é de 10 mil toneladas por ano, mas até hoje não conseguimos exportar nem a metade da cota.

Para a Associação Brasileira da Indústria de Exportadores de Carne (Abiec), os motivos são as barreiras estabelecidas para a carne brasileira.
Apesar disso, tudo indica que 2015 vai ser o melhor ano para as exportações dentro da Cota Hilton. A Abiec espera ultrapassar pela primeira vez a marca de 50% da cota prevista para o Brasil.
Os europeus só compram carne de machos, com menos de 30 meses de idade, pesando, no mínimo, 16 arrobas. Os animais têm que ser rastreados desde a desmama e engordados a pasto. Bois de confinamento não entram na Cota Hilton.
O problema é que nossas pastagens, em sua grande maioria, são de baixa qualidade, mas essa não é uma missão impossível.
A Nossa Senhora das Graças há 10 anos participa desse mercado com a engorda de 4 mil cabeças por ano. A fazenda consegue atingir 18 arrobas, em 30 meses, duas arrobas a mais que a regra exigida pelos europeus.
A lotação é de três animais por hectare, mais que o dobro da média nacional. André Bartocci, dono da fazenda, acompanhando o serviço de vacinação e brincagem dos animais, o número de cada um deles será registrado no Sisbov (Sistema de Rastreamento de Bovinos), controlado pelo Ministério da Agricultura.
“Os desafios são vários. Daqui pra frente, esta rastreabilidade vai garantir que esses animais consumam somente pastagem e não é simples produzir pastagem e atingir 18 arrobas antes dos 30 meses só com pastagem. A gente precisa trabalhar com alta tecnologia com manejo e pastagem de qualidade, sem a utilização de hormônios e antibióticos, porque a lei pede isso”, diz.
Além do brinco e do boton exigidos pelo Sisbov, eles colocam também um chip, uma espécie de código de barras. Quando eles apontam um bastão na direção do chip, o computador abre todas as informações armazenadas sobre o animal.
A fazenda cultiva diversas variedades de capim, com destaque para a família das braquiárias. O sistema é o de rotação de pastagens, são 30 piquetes de 40 hectares cada um, manejados com cerca elétrica.
Em geral, os bois passam apenas três dias em um determinado piquete e depois mudam para outro, só retornando na primeira área quando o capim estiver no ponto ideal novamente.
Além de ser uma região boa de chuva, o município de Caarapó tem terras planas e solos férteis, por isso, a soja e o milho concorrem com a pecuária, mas não na fazenda Nossa Senhora das Graças, que usa a técnica da integração lavoura e pecuária. As pastagens são renovadas com o plantio de grãos e depois da colheita da soja, eles semeiam o capim para aproveitar o adubo usado na produção dos grãos.
Este trabalho da fazenda foi premiado com a Medalha de Ouro da Embrapa, que instituiu o  programa de Boas Práticas Agropecuárias para incentivar a melhoria da gestão das propriedades.
Assista ao vídeo com a reportagem completa e veja como funciona a mão-de-obra especializada da fazenda, investimento importante para o manejo de uma propriedade como esta.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

5ª etapa do Circuito 100% PMGZ apresenta o que há de mais moderno em melhoramento genético aos pecuaristas paulistas

Com apoio da Dow, Marfrig e MSD, evento acontece no próximo dia 09 de abril, a partir das 13 horas, em São Paulo (SP)

O Circuito 100% PMGZ chega à principal capital do País. Promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a série de palestras e debates sobre melhoramento genético e sustentabilidade na produção de gado realiza sua quinta etapa em São Paulo (SP), no dia 09/04 a partir das 13 horas, no auditório da Dow - Av. das Nações Unidas, 14171, Diamond Tower.

Serão reunidos na ocasião grandes profissionais dos campos da produção e da pesquisa científica para o melhoramento genético bovino. O objetivo é abordar o aumento da produtividade e as práticas sustentáveis na pecuária. As inscrições para o evento são gratuitas e já estão abertas no site da entidade: www.abcz.org.br.

A etapa contará com nomes importantes da produção pecuária nacional, tais como Luiz Claudio Paranhos, pecuarista e presidente da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian, Superintendente Técnico da ABCZ, José Aurélio Garcia Bergmann, pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Roberto Risolia, líder de sustentabilidade da Dow AgroScience e membro do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), Dr. Luis Fernando Tamassia, diretor de Inovação e Ciência Aplicada DSM Tortuga, e José Pedro Crespo, diretor de Pecuária da Marfrig.

O aumento de produtividade é o foco principal nos trabalhos de melhoramento genético, diz o presidente da ABCZ. Para o dirigente, as taxas atuais de lotação das fazendas destinadas à pecuária no Brasil, que beiram 0,9 unidade animal / hectare, podem ser multiplicadas em várias vezes. Para tal, o desenvolvimento da genética bovina e a gestão sustentável das propriedades rurais são essenciais.

“Tendo em vista sua grande relevância econômica e social, São Paulo não poderia ficar de fora desta grande ação que estamos promovendo em âmbito nacional. Por sua importância, o Estado é capaz de ditar tendências produtivas e, sendo assim, abordar as boas práticas de melhoramento genético e sustentabilidade em São Paulo é trabalhar para levar nossa mensagem para todo o País”, ressalta Paranhos.

Para Vilemondes Garcia Andrade Filho, diretor da ABCZ em São Paulo, o evento será uma boa oportunidade para que os pecuaristas paulistas conheçam de perto todo o trabalho do PMGZ e as vantagens em aderir ao programa.

“Na  medida em que os criadores passarem a  utilizar o PMGZ, não tenho dúvidas de que irá  mudar para melhor o perfil do gado brasileiro. O PMGZ vem trazendo resultados fantásticos ao criador na melhora da habilidade materna, peso à desmama, inclusive utilizado como ferramenta do acasalamento, entre outros. O produtor precisa ter conhecimento do quão rentável pode ser o seu negócio”, afirma o diretor.

Sobre o PMGZ

O Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos auxilia os criadores no processo de seleção da fazenda, identificando os bovinos mais precoces, férteis, de melhores índices de ganho de peso ou de produção leiteira. Além de agregar valor ao rebanho, tem a vantagem de diminuir o custo de produção por unidade de produto e melhorar a relação custo/benefício. Disponibiliza ao mercado informações genéticas consistentes que atestam as performances dos rebanhos inscritos em suas provas zootécnicas.

Completando 22 anos em 2015, o PMGZ conta com uma base de dados que começou a ser construída em 1968. Desde então, foram estudados 1,8 mil rebanhos. Hoje o programa é constituído por 280 mil matrizes ativas e tem a entrada de mais de 230 mil novos animais por ano. Em volume, já deixou para trás a marca dos 9 milhões de indivíduos avaliados – o maior banco de dados de raças zebuínas do mundo.

“Toda nossa expertise em melhoramento genético, avalizada por esse enorme banco de informações que detemos, estará à disposição dos presentes à etapa de Recife do Circuito 100% PMGZ. Além disso, debateremos o que há de mais atual na produção de carne e leite no País, unindo diferentes elos da cadeia pecuária, como produtores, indústria frigorífica, pesquisadores e empresas de pastagem e nutrição”, enfatiza o gerente comercial do PMGZ, Cristiano Botelho.

Confira abaixo a programação da etapa de São Paulo do Circuito 100% PMGZ:

13h – Abertura: Luiz Claudio Paranhos, Presidente da ABCZ

13h15 – Palestra: “O PMGZ como ferramenta no contexto da Sustentabilidade” – Luiz Antônio Josahkian – Superintendente Técnico ABCZ.

14h15– Palestra: Como a genética pode contribuir para a produção de carne e leite sustentável? – José Aurélio Garcia Bergmann – Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
.
14h45 – Palestra: O que o mundo espera do Brasil em termos de produção sustentável? Roberto Risolia – Dow AgroSciences – Líder de Sustentabilidade (Membro GTPS)

15h15 – Palestra: Avanços na Suplementação Nutricional
Dr. Luís Fernando Tamassia – Diretor de Inovação e Ciência Aplicada DSM Tortuga

15h45 – Coffee Break

16h15 – Palestra: Da Genética ao Prato
José Pedro Azeredo Crespo – Marfrig

16h45 – Mesa Redonda:
Luiz Claudio Paranhos (ABCZ)
José Aurélio Garcia Bergmann (Universidade Federal de Belo Horizonte - UFMG)
Roberto Risolia (Dow AgroSciences)
Dr. Luís Fernando Tamassia (DSM Tortuga)
José Pedro Azeredo Crespo (Marfrig)
Moderador: Luiz Antônio Josahkian (PMGZ/ABCZ)

Agenda
Ainda em 2015, a ABCZ irá promover outras etapas do Circuito 100% PMGZ, que já têm inscrições abertas no endereço http://www.abcz.org.br/eventos/circuito100pmgz.

Confira a programação:

Brasília/DF - 13/05
Salvador/BA - 19/05
Uberaba/MG - 30/06
Vitória/ES - 09/07
Palmas/TO - 04/08

quarta-feira, 1 de abril de 2015

ExpoLondrina 2015 recebe os julgamentos da raça Nelore

Os julgamentos da raça Nelore na ExpoLondrina 2015 começam no dia 10 de abril e se encerram no dia 12. Fique atento às informações e prazo de inscrições. Site do evento http://www.expolondrina2015.com.br/.


Clipping - Abril de 2015 Revista Nelore

A Palavra do Presidente está de volta na Revista Nelore, confira abaixo:


Ranking do Nelore:

 







Nova Diretoria da Nelore Paraná:




Leiloshopping Monte Verde acontece neste final de semana, evento Oficial pela ACNB

O evento acontece na Fazenda Monte Verde que fica localizada em Uberaba (MG)

Nos dias 4 e 5 de abril, a Fazenda Monte Verde recebe os seus convidados para o leiloshopping Monte Verde 2015. Serão dois dias de ofertas especiais de páscoa com 300 fêmeas do Nelore PO e 200 animais Gir Leiteiro PO. A transmissão do evento será ao vivo, nos dois dias, pelo Canal Rural com a realização da Programa Leilões.

Com 31 anos de história, a Monte Verde evoluiu muito ao longo dos anos, e busca cada vez mais o que há de melhor em tecnologia de reprodução e melhoramento genético. No dia 4 de abril o remate começa às 14 horas com lotes intercalados de Nelore e Gir Leiteiro e no dia 5 de abril o remate começa pela manhã às 10 horas, com intervalo para almoço e retorno às 14 horas com o lotes das duas raças, Nelore e Gir Leiteiro, também.

De acordo com o criador do Grupo Monte Verde, Felipe Piccini – “Nós temos clientes de norte a sul do Brasil tanto no gado leiteiro quanto no Nelore, e produzimos desde tourinhos até embriões. Temos também grandes matrizes e doadoras da Monte Verde, a nossa equipe é qualificada e bem preparada! Esses resultados vocês verão no leilão”. Confira a entrevista completa da Pecuária em Foco https://www.youtube.com/watch?v=6Z9dK6RtjO0.