quinta-feira, 2 de abril de 2015

5ª etapa do Circuito 100% PMGZ apresenta o que há de mais moderno em melhoramento genético aos pecuaristas paulistas

Com apoio da Dow, Marfrig e MSD, evento acontece no próximo dia 09 de abril, a partir das 13 horas, em São Paulo (SP)

O Circuito 100% PMGZ chega à principal capital do País. Promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a série de palestras e debates sobre melhoramento genético e sustentabilidade na produção de gado realiza sua quinta etapa em São Paulo (SP), no dia 09/04 a partir das 13 horas, no auditório da Dow - Av. das Nações Unidas, 14171, Diamond Tower.

Serão reunidos na ocasião grandes profissionais dos campos da produção e da pesquisa científica para o melhoramento genético bovino. O objetivo é abordar o aumento da produtividade e as práticas sustentáveis na pecuária. As inscrições para o evento são gratuitas e já estão abertas no site da entidade: www.abcz.org.br.

A etapa contará com nomes importantes da produção pecuária nacional, tais como Luiz Claudio Paranhos, pecuarista e presidente da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian, Superintendente Técnico da ABCZ, José Aurélio Garcia Bergmann, pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Roberto Risolia, líder de sustentabilidade da Dow AgroScience e membro do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), Dr. Luis Fernando Tamassia, diretor de Inovação e Ciência Aplicada DSM Tortuga, e José Pedro Crespo, diretor de Pecuária da Marfrig.

O aumento de produtividade é o foco principal nos trabalhos de melhoramento genético, diz o presidente da ABCZ. Para o dirigente, as taxas atuais de lotação das fazendas destinadas à pecuária no Brasil, que beiram 0,9 unidade animal / hectare, podem ser multiplicadas em várias vezes. Para tal, o desenvolvimento da genética bovina e a gestão sustentável das propriedades rurais são essenciais.

“Tendo em vista sua grande relevância econômica e social, São Paulo não poderia ficar de fora desta grande ação que estamos promovendo em âmbito nacional. Por sua importância, o Estado é capaz de ditar tendências produtivas e, sendo assim, abordar as boas práticas de melhoramento genético e sustentabilidade em São Paulo é trabalhar para levar nossa mensagem para todo o País”, ressalta Paranhos.

Para Vilemondes Garcia Andrade Filho, diretor da ABCZ em São Paulo, o evento será uma boa oportunidade para que os pecuaristas paulistas conheçam de perto todo o trabalho do PMGZ e as vantagens em aderir ao programa.

“Na  medida em que os criadores passarem a  utilizar o PMGZ, não tenho dúvidas de que irá  mudar para melhor o perfil do gado brasileiro. O PMGZ vem trazendo resultados fantásticos ao criador na melhora da habilidade materna, peso à desmama, inclusive utilizado como ferramenta do acasalamento, entre outros. O produtor precisa ter conhecimento do quão rentável pode ser o seu negócio”, afirma o diretor.

Sobre o PMGZ

O Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos auxilia os criadores no processo de seleção da fazenda, identificando os bovinos mais precoces, férteis, de melhores índices de ganho de peso ou de produção leiteira. Além de agregar valor ao rebanho, tem a vantagem de diminuir o custo de produção por unidade de produto e melhorar a relação custo/benefício. Disponibiliza ao mercado informações genéticas consistentes que atestam as performances dos rebanhos inscritos em suas provas zootécnicas.

Completando 22 anos em 2015, o PMGZ conta com uma base de dados que começou a ser construída em 1968. Desde então, foram estudados 1,8 mil rebanhos. Hoje o programa é constituído por 280 mil matrizes ativas e tem a entrada de mais de 230 mil novos animais por ano. Em volume, já deixou para trás a marca dos 9 milhões de indivíduos avaliados – o maior banco de dados de raças zebuínas do mundo.

“Toda nossa expertise em melhoramento genético, avalizada por esse enorme banco de informações que detemos, estará à disposição dos presentes à etapa de Recife do Circuito 100% PMGZ. Além disso, debateremos o que há de mais atual na produção de carne e leite no País, unindo diferentes elos da cadeia pecuária, como produtores, indústria frigorífica, pesquisadores e empresas de pastagem e nutrição”, enfatiza o gerente comercial do PMGZ, Cristiano Botelho.

Confira abaixo a programação da etapa de São Paulo do Circuito 100% PMGZ:

13h – Abertura: Luiz Claudio Paranhos, Presidente da ABCZ

13h15 – Palestra: “O PMGZ como ferramenta no contexto da Sustentabilidade” – Luiz Antônio Josahkian – Superintendente Técnico ABCZ.

14h15– Palestra: Como a genética pode contribuir para a produção de carne e leite sustentável? – José Aurélio Garcia Bergmann – Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
.
14h45 – Palestra: O que o mundo espera do Brasil em termos de produção sustentável? Roberto Risolia – Dow AgroSciences – Líder de Sustentabilidade (Membro GTPS)

15h15 – Palestra: Avanços na Suplementação Nutricional
Dr. Luís Fernando Tamassia – Diretor de Inovação e Ciência Aplicada DSM Tortuga

15h45 – Coffee Break

16h15 – Palestra: Da Genética ao Prato
José Pedro Azeredo Crespo – Marfrig

16h45 – Mesa Redonda:
Luiz Claudio Paranhos (ABCZ)
José Aurélio Garcia Bergmann (Universidade Federal de Belo Horizonte - UFMG)
Roberto Risolia (Dow AgroSciences)
Dr. Luís Fernando Tamassia (DSM Tortuga)
José Pedro Azeredo Crespo (Marfrig)
Moderador: Luiz Antônio Josahkian (PMGZ/ABCZ)

Agenda
Ainda em 2015, a ABCZ irá promover outras etapas do Circuito 100% PMGZ, que já têm inscrições abertas no endereço http://www.abcz.org.br/eventos/circuito100pmgz.

Confira a programação:

Brasília/DF - 13/05
Salvador/BA - 19/05
Uberaba/MG - 30/06
Vitória/ES - 09/07
Palmas/TO - 04/08

Nenhum comentário: