quarta-feira, 23 de julho de 2014

ACNB apoia pesquisa selecionada para o 52º Congresso da SOBER




Serão avaliados e premiados trabalhos científicos sobre o meio rural. Evento acontece em Goiás entre os dias 27 e 30 de julho.

A Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) promove de 27 a 30 de julho de 2014 o 52º Congresso da SOBER. O evento acontece no campus da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, com o tema “Heterogeneidade e suas implicações no rural brasileiro”. Durante o evento serão apresentados trabalhos de professores, pesquisadores, consultores e formuladores de políticas públicas para o meio rural nas áreas de economia, sociologia e administração rural. A comissão local é liderada pela professora Sônia Milagres Teixeira, da UFG, e pelo pesquisador Alcido Elenor Wander, da Embrapa.

Um dos trabalhos selecionados pelo comitê científico e que será apresentado durante o congresso contou com o apoio da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). Com o tema “Práticas e ferramentas gerenciais adotadas por pecuaristas de corte”, o trabalho foi realizado pela pesquisadora da Embrapa Gado de Corte, Mariana de Aragão Pereira, com a colaboração de 30 pecuaristas associados da ACNB que participaram das etapas do Circuito de Cursos Práticos em Gestão Pecuária, em 2012.

Os pecuaristas foram convidados a responder a um questionário durante a realização dos cursos, promovidos pela Associação, nas cidades de Rio Verde (GO), Rolim de Moura (RO), Tangará da Serra (MT) e Bataguassu (MS), onde participaram da pesquisa, respectivamente, três, nove, quinze e três produtores.

O trabalho teve por objetivo levantar as práticas e ferramentas gerenciais adotadas ou não por pecuaristas de corte e identificar alguns fatores que contribuíram para tal decisão. Os resultados indicaram que os pecuaristas associados da ACNB que participaram do Circuito de Cursos de Gestão empregavam, em geral, boas práticas e ferramentas gerenciais, principalmente ligadas à função controle. Segundo os produtores, ainda há demandas gerenciais nas áreas de controle da produção e planejamento.

O Circuito de Cursos Práticos em Gestão Pecuária foi promovido pela Universidade do Boi e da Carne, uma iniciativa da ACNB. Para mais informações sobre a pesquisa favor contatar: 


Sobre a Universidade do Boi e da Carne


A Universidade do Boi e da Carne, um órgão de difusão de tecnologia que pretende formar uma legião de multiplicadores, de forma a ampliar e potencializar o trabalho de disseminação de conceitos importantes à evolução do mercado.

Nenhum comentário: