terça-feira, 18 de março de 2014

ExpoZebu 80 anos com gostinho de Nelore Natural

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil marcou presença no almoço de lançamento da ExpoZebu 80 anos. Durante o evento os convidados tiveram a oportunidade de saborear a carne Nelore Natural, saber sobre as atividades que acontecerão nos 80 anos da ExpoZebu e as expectativas de negócios e mercado para 2014.



Você sabe o que é o Programa de Qualidade Nelore Natural? Você já provou a carne Nelore Natural?

A carne Nelore Natural é extremamente magra em sua porção vermelha. A gordura que contribui para o sabor está localizada na porção extramuscular, o que oferece ao consumidor a possibilidade da separação no momento do preparo ou do consumo. Originando assim, uma carne mais saudável.

O Programa de Qualidade Nelore Natural (PQNN) nasceu em 2001, com o objetivo de oferecer ao mercado uma carne saudável, com origem conhecida e qualidade controlada. Através da iniciativa, consumidores, indústria e criadores da raça Nelore podem se beneficiar.

O sistema de produção à base de forrageiras, conforme estabelecido nas normas do programa, além de respeitar a fisiologia animal, garante à carne o verdadeiro sabor brasileiro. O acompanhamento feito pelos técnicos do PQNN, desde as fazendas, passando pela classificação dos animais e seleção dos cortes no frigorífico, garante o oferecimento ao consumidor de um produto padronizado, com qualidade superior.

Segundo o Médico nutrólogo Dr. Wilson Rondó Junior, autor do livro: Sinal Verde para a Carne Vermelha - “A carne dos animais que passam a maior parte de sua vida no pasto, alimentando-se naturalmente, tomando sol e o mínimo de drogas, oferece melhor qualidade. É um alimento excepcional, com proteínas superiores e a melhor fonte de Ômega3 de que dispomos”.

Atualmente, o PQNN é operacionalizado nas áreas de abrangência de sete unidades do Grupo Marfrig localizadas nas cidades de Tangará da Serra e Paranatinga, no Mato Grosso, Bataguassu e Paranaíba, no Mato Grosso do Sul, Mineiros e Rio Verde, em Goiás e Rolim de Moura, no estado de Rondônia.
Os produtores participantes são remunerados de acordo com a qualidade dos animais produzidos, que se enquadram nos padrões estabelecidos pelo Programa de Qualidade Nelore Natural. Em 2013, foram produzidas cerca de mil toneladas de carne Marfrig Nelore Natural com o esforço dos pecuaristas, técnicos e todos os envolvidos no programa. 

Para o Presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) – entidade idealizadora e responsável pelo Programa - Pedro Gustavo Novis: “A raça Nelore é comprovadamente capaz de produzir carne com qualidade suficiente para atender os mais exigentes mercados nacionais ou internacionais, com a vantagem adicional de ser mais saudável”.

O Programa - Como Funciona?


Para participar do programa o produtor deve ser associado da ACNB, preencher o Termo de Adesão e Responsabilidade e submeter sua fazenda à Visita de Habilitação, feita pelo técnico do PQNN. Nesta visita, são verificadas as condições de sanidade, manejo, alimentação e ambiente no qual os animais são criados. Além disso, os produtores recebem orientações no que diz respeito à preservação do meio ambiente, promoção do bem estar animal e práticas de responsabilidade social.

Estando a propriedade habilitada e de acordo com as normas do programa, os animais podem ser classificados como Nelore Natural, e o produtor tem a oportunidade de receber premiações sobre o valor da arroba negociada. No frigorífico, os animais são classificados por raça, sexo, idade, peso e cobertura de gordura na carcaça.

Os técnicos do Programa de Qualidade Nelore Natural acompanham todo o processo e fazem um relatório das informações aos produtores, fomentando assim a melhoria contínua da produção. Os Manuais de Qualidade do Programa, com os requisitos gerais e específicos para pecuaristas e frigoríficos, estão disponíveis no site www.nelorenatural.com.br.


Nenhum comentário: