terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Nelore Fest premia os melhores pecuaristas do ano


A tradicional Nelore Fest, conhecida como Oscar da Pecuária, aconteceu na primeira quinzena de dezembro na capital paulista e reuniu os principais representantes de um dos setores de maior importância para a economia nacional - a pecuária que movimenta 29,6 % do PIB nacional, segundo dados do Ministério da Agricultura.

Mais de 400 convidados estiveram presentes na elegante festa da família Nelorista que prestigiou os melhores do ano com premiações inéditas e homenagens que emocionaram.

O evento, comandado pela apresentadora e editora executiva do jornal Leitura Dinâmica, Erica Reis, começou com a assinatura do protocolo de intenções para a expansão do trabalho do Programa Nelore Natural para todas as unidades Marfrig do país.  O documento foi assinado pelo presidente da ACNB, Pedro Gustavo Novis e pelo presidente da Marfrig , Marcos Molina. O compromisso assinado na abertura da cerimônia, visa a expansão do trabalho e fortalecer ainda mais a raça Nelore e seus criadores.

A aguardada solenidade começou com a entrega dos troféus aos campeões da 11 º edição do Circuito Boi Verde de Julgamentos de Carcaças.  A equipe de compra de gado do Marfrig de Bataguassu - MS foi a vencedora pelo quarto ano consecutivo, do campeonato Melhor Compra de Boi, e o Campeão Melhor Lote de Carcaças foi Andre Ribeiro Bartocci, da Fazenda Nossa Senhora das Graças, no município de Caarapó, no Mato Grosso do Sul que também levou pra casa um par de ingressos para um jogo do Brasil na copa do mundo de 2014, presenteado pelo Marfrig.

A primeira categoria do Oscar da Pecuária foi para a Socil Nutrição Animal que levou o prêmio "Excelência no Agronegócio" , recebido por seu presidente Nilton Perez. O Oscar "Nova Geração" foi entregue  a Paulo Afonso Frias Trindade Junior, que está a frente de um criatório que em pouco tempo se tornou referência nas pistas do Brasil.

José Luiz Niemeyer dos Santos, vice-presidente da ACNB entregou o Oscar da categoria "Incentivador da Raça" para Jonas Barcellos Correa Filho, também conhecido como "embaixador do Nelore"

 Aplaudido de pé pelos presentes, o Sr. Fernando Penteado Cardoso recebeu emocionado, o Oscar de "Criador Modelo", por sua excepcional contribuição a raça Nelore. Outra categoria que emocionou foi "20 anos do Ranking Nacional" entregue a Aprígio Lopes Xavier , conhecido como o pai do ranking. Aprígio contribuiu com a criação e formatação das primeiras regras dos campeonatos.

Com quase 50 anos de seleção do Nelore, a categoria do Oscar "Família Nelorista" foi para a família Terra Boa do criatório que é modelo em seleção genética, preservação dos recursos naturais, bem estar animal e responsabilidade social.  A Família Terra Boa estava em peso no palco com José Luiz Niemeyer, Maria Clara, Olivia Augusta Niemeyer dos Santos e Antonio Carlos Montenegro.

O Oscar da Pecuária na categoria  “Compromisso com o Nelore”  foi para o empresário Marcos Molina dos Santos, fundador e presidente da Marfrig Alimentos por sua contribuição e incentivo a um dos setores que mais movimentam a economia nacional e o deputado estadual em Mato Grosso , Mauro Savi,  levou a categoria "Amigo do Nelore".

Outro felizardo  que recebeu o outro par de ingressos oferecido pelo frigorífico Marfrig foi José Mirandola Filho, da Fazenda Prudentão , de Baraguassú - MS que também levou o prêmio Destaque do Ano - Nelore Natural , na categoria Produtor.

A cadeia produtiva da carne bovina foi representada por selecionadores de genética, criadores, recriadores, invernistas, confinadores, frigoríficos, assessores pecuários, consultores de campo, técnicos e pesquisadores.  Grandes empresários e investidores do mercado agropecuário e de capitais estiveram presentes neste glamouroso evento.  

Algumas homenagens internacionais aconteceram durante o evento.  Osvaldo Monastério Rék  foi o melhor expositor de Nelore e Nelore mocho do Ranking Nacional das raças zebuínas da Bolívia, que tem utilizado em larga escala a genética do Nelore brasileiro.  A homenagem para o melhor criador de Nelore Mocho boliviano ficou com Osvaldo Monastério Nieme. O melhor criador de Nelore em 2013 na Bolívia foi Mario Ignacio Anglarill Serrate.

O troféu Medalha de Ouro na categoria melhor Novo Expositor Nelore e melhor Novo Criador Nelore foi recebido por Jaime Pinheiro, da agropecuária Vila dos Pinheiros, que levou várias taças em categorias de animais e demonstra a importância de investir em genética de qualidade.  Entre as medalhas que a Vila dos Pinheiros levou pra casa, Ouro para linda Braveshi FIV Agro JB como melhor fêmea adulta e ouro na categoria melhor macho adulto Nelore com o Gardel Fiv da Sabiá, entre outras.

As medalhas de ouro nas categorias Melhor Expositor e Melhor Criador Nelore conquistadas na 2ª edição da Copa do Atlântico foram entregues a Agrobilara-Grupo Monte Verde , do pecuarista Felipe Picciani, que comemorou duplamente.

O prêmio de melhor Expositor Nelore da 1ª edição da Copa Paraná-São Paulo ficou com a Agropecuária Modelo e quem recebeu a medalha de ouro foi José Luis Saraiva,  Maria Fernanda e  Gustavo Machado. Já a medalha de ouro do Melhor Criador nelore desta copa ficou com Dorival Antônio Bianchi.

Mais que aguardado, os troféus do Ranking Nacional Nelore Mocho 2012/2013 teve tripla comemoração, pois uma das pecuaristas mais premiadas da noite, a criadora Dalila Botelho de Moraes Toledo levou as medalhas de ouro nas categorias de Melhor Expositor e Melhor Criador Nelore Mocho pelo segundo ano consecutivo, além de ter levados várias medalhas de ouro nas categorias do animais, como por exemplo, a medalha de ouro Melhor Fêmea Jovem Nelore Mocho com a belíssima Poliana da Car;

Outro aguardado e importante troféu da noite foi a medalha de Ouro na categoria Melhor Expositor Nelore entregue a Jaime Pinheiro , da agropecuária Vila dos Pinheiros
A Rima Agropecuária recebeu o troféu de Melhor Criador da Raça Nelore, do Ranking Nacional Nelore 2012/2013,  entregue pelo presidente da ACNB, Pedro Gustavo Novis, encerrando as láureas da noite.

A premiação também prestigiou os melhores criadores e expositores de Nelore e Nelore Mocho, de cada região do Brasil. Parabéns a todos os homenageados com o Oscar da Pecuária e todos os destaques deste ano! 

Para encerrar a festa que marca o encerramento do calendário anual de atividades da Raça que valoriza os criadores e profissionais que se destacaram ao longo do ano, foram sorteados entre os presentes, uma viagem a Paris com acompanhante, oferecida pela Revista Nelore.

Ao final do evento, todos os convidados receberão um exemplar do livro : "Sinal Verde para a Carne Vermelha", de autoria do Dr. Wilson Rondó Junior, que esclarece a importância e os benefícios de se consumir carne vermelha - em especial a do Nelore criado a pasto e um vale -presente  para o exemplar do livro NELORE, A RAÇA FORTE, produzido pelo autor José Otávio Lemos , com intuito de mostrar a importância da raça Nelore na pecuária bovina tropical , que será lançado durante a expozebu que ocorre em maio de 2014. O livro é comemorativo aos 80 anos da ABCZ e 60 anos da ACNB.


Esta edição da Nelore Fest contou com o patrocínio da  DOW AGROSCIENCES, CANAL RURAL E PROGRAMA LEILÕES e com o apoio da CHEVROLET, REVISTA “O ZEBU NO BRASIL”,  MARFRIG BEEF,  REVISTA NELORE E  CLÍNICA NELSON LETIZIO. 













Nenhum comentário: