quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Exportações e entressafra sustentam preços do boi gordo e da carne, segundo CEPEA

Depois de acumular quedas em outubro, os preços do boi gordo e da carne bovina têm se mantido relativamente firmes ao longo de novembro, superando os valores do mesmo período do ano passado. Nessa quarta-feira, 20, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa (estado de São Paulo) fechou em R$ 108,22, pequena alta de 0,44% na parcial do mês, mas de expressivos 10,2% sobre igual data de 2012, em termos nominais – quando considerada a inflação do período (IGP-DI de outubro), o aumento é de 5,6%.

Para a carcaça casada bovina negociada no atacado da Grande São Paulo, o quilo foi cotado a R$ 7,04 na quarta, elevação de 3,4% no mês e de 9% em um ano – em termos reais a alta é de 4,6%. Segundo pesquisadores do Cepea, além do período de entressafra e do menor volume de animais confinados, o bom desempenho das exportações brasileiras também contribui para sustentar as cotações internas do boi gordo e da carne.

Em outubro, foram exportadas 118,6 mil toneladas de carne bovina in natura, a maior quantidade desde maio/07, quando foram vendidas ao exterior 138,2 mil toneladas do produto – dados Secex. De janeiro a outubro, o volume embarcado, de 970,1 mil toneladas, supera em 28% o do mesmo intervalo de 2012.



Nenhum comentário: