quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Circuito Boi Verde chega ao final do ano com quase sete mil carcaças avaliadas

Paranaíba recebeu pela primeira vez o Circuito Boi Verde de Julgamentos de Carcaças promovido pela  Associação dos Criadores de Nelore do Brasil com objetivo promover e fomentar a raça Nelore no país e no exterior, evidenciando seu potencial de produção de carne de qualidade. Foi a sétima e última etapa do ano da 11ª edição do Circuito.

Sob o formato de uma competição anual a iniciativa se propõe a mapear o perfil de carcaça dos animais da raça Nelore criados sob condições distintas, proporcionar o intercâmbio de experiências e valorizar os criadores que se destacam.

Thiago Salomão, médico veterinário da Nelore explica que o evento foi de grande importância para os pecuaristas da região, "pois os mesmos puderam mostrar os resultados de uma ótima produção, com animais jovens, bem acabados e de um altíssimo padrão racial".

Para a indústria também foi um diferencial, Salomão ressalta que o Circuito Boi Verde aconteceu pela primeira vez na região e que esse tipo de evento é "fundamental para a pecuária mesmo se tratando de uma competição, é saudável !".

Alexandre Maschietto que é  engenheiro agrônomo da Fazenda Rio Bonito/Paraíso – MS e representa o campeão da etapa (família Colnaghi,  do  Grupo Asperbras)   explica que o segredo do sucesso é "uma boa genética aliada a um bom manejo na recria em pastagem de ótima qualidade utilizando-se de ILP ,e uma engorda rápida com alimentos de alto valor nutritivo produzido em grande parte na própria fazenda".

Para estar entre os primeiros colocados do campeonato "dei prioridade em homogeneizar os animais, tanto em característica, como em idade e acabamento" explica Silvio Leandro de Lima, gerente da Fazenda Santa Rosa, que fica em Três Lagoas  e já garante a participação em 2014. " Fico na expectativa de estar entre os três primeiros novamente, afinal desafio é sempre bom!".

Com enorme respaldo dos participantes a etapa de Paranaíba foi um sucesso entre os pecuaristas, patrocinadores e convidados que já confirmaram presença no próximo ano. O Presidente do Sindicato Rural de Paranaíba, Sr. Wilberto Amaral esteve no jantar de premiação e já propôs nova parceria para a realização do Circuito Boi Verde durante a Expopar 2014 – no parque de exposições do município. "Uma parceria a ser consolidada com boas perspectivas para o fomento do agronegócio na região, junto há um maior público" enfatisa Amaral.

Foram avaliados nesta etapa 383 animais de cinco pecuaristas,  sendo que  96,9% tinham até 4 dentes; 60% com peso entre 17 a 21@ e 55,1% apresentaram acabamento mediano e uniforme. 

A opinião de que a disputa foi acirradíssima é unanime , pois segundo Lima, da Fazenda Santa Rosa "os índices e notas foram bem próximos uns dos outros, principalmente entre os três primeiros colocados da etapa". Lima acredita que o concurso motiva e traz vários parâmetros,  "além de nos relacionarmos com várias outras pessoas, há troca de informação que nos ajuda a alinharmos trabalhos futuros e a saber qual animal está no "ponto".

O engenheiro agrônomo da Fazenda Rio Bonito/Paraíso – MS acredita que a diversidade  é muito importante pois há vários sistemas de produção,  porém  a pecuária com mais precocidade aliada a qualidade deverá ser  um fator decisivo e limitante  no sucesso dos futuros empreendimentos pecuários . O trabalho de uma equipe comprometida e competente foi capaz de transformar genética em sinônimo de qualidade ,finaliza Silvio Leandro de Lima Gerente da Fazenda Santa Rosa / Três Lagoas . Parabéns a todas as equipes pelo trabalho de excelência! A pecuária brasileira só se beneficia com produtores assim!

Vencedores da Etapa PARANAÍBA - MS:
1º  JOSÉ ROBERTO COLNAGHI
2º SIRLEI QUESSADA ALIBERTI
3º ROBERTO SIQUEIRA ROSA 

Balanço e premiados Nelore FEST 2013 
A etapa de Paranaíba encerrou as etapas do Circuito Boi Verde de Julgamentos de Carcaças. Em 2013 o CBV chegou a sua 11ª edição e foram realizadas sete etapas em cinco estados do Brasil (ES, MS,PA,MT,GO) e uma etapa em Assuncion, no Paraguai. Os técnicos da Nelore avaliaram durante o ano 6.655 animais, sendo que 87,8% tinham até 4 dentes, 65% apresentaram acabamento mediano e uniforme e 90,1% registraram peso entre 16 e 20@.

Os melhores do ano que serão premiados na Nelore Fest e apresentaram os melhores lotes de carcaças foram  :
1º ANDRE RIBEIRO BARTOCCI / FAZ. NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS – CAARAPÓ - MS    
2º JACYRA DE LOURDES HOFIG RAMOS/ FAZ. NOSSA SENHORA DE FATIMA – BRASILANDIA - MS
3º RONALDO MATEUS MAZETO E OUTRO/FAZ. SÃO JOÃO DO PAPAIZ – RIBAS DO RIO PARDO - MS.   

A melhor compra de boi do ano , foi da equipe do frigorífico Marfrig - Unidade Bataguassú - MS

Como participar? 
Os produtores interessados em participar, devem inscrever seus lotes de animais junto ao setor de compra de bovinos no frigorífico participante. O período das inscrições seguirá o cronograma de fechamento da escala de abate da unidade. Os lotes deverão ser inscritos em nome do proprietário e da propriedade concorrente e o número de animais, por lote, será limitado ao mínimo de 01 (uma) carga completa, estando sujeito a variações de acordo com o tamanho dos veículos de transporte e dos currais do frigorífico. Para participar, não é necessário ser sócio da ACNB, e não há custo de inscrição. Atenção, as vagas são limitadas.

A programação de cada etapa do Circuito de Julgamentos é composta por 03 dias de atividades, sendo que o primeiro dia é reservado para recebimento e avaliação in vivo dos animais, o segundo dia  é dedicado ao abate e avaliação das carcaças e o ultimo dia é para a premiação e confraternização dos participantes. Os animais são avaliados pelos zootecnistas e jurados de carcaças da ACNB.

ANIMAIS
Podem participar dos julgamentos, animais da raça Nelore, com até 25% de sangue de outra raça zebuína, enquadrando-se nos padrões característicos da raça como Pelagem: cor branca, cinza ou manchada de cinza e presença de cupim. Somente serão aceitos para julgamento animais machos.

PREMIAÇÃO
Serão premiados na categoria Melhor Lote de Carcaças os 03 (três) primeiros colocados, conforme descrito abaixo:
 - 1° colocado: Melhor Lote de Carcaças – Medalha de Ouro
- 2° colocado: Melhor Lote de Carcaças – Medalha de Prata
- 3° colocado: Melhor Lote de Carcaças – Medalha de Bronze

Independente da colocação, todos os lotes e pecuaristas participantes da etapa, automaticamente estarão disputando o Campeonato Nacional, cujo vencedor é premiado na Nelore Fest, em São Paulo, Capital.

O sucesso do Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças pode ser demonstrado em números, pois já foram realizados 142 abates em 11 Estados (SP, MS, PR, MG, RO, GO, MT, ES, AC, TO e PA) além da etapa internacional do Paraguai, registrando um total de 92.047 animais avaliados.


CBV etapa Paranaíba

Troca de informação e conhecimento é fundamental para quem quer se desenvolver


CBV etapa Paranaíba

Nenhum comentário: