quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Preços do boi gordo e da carne se aproximam em outubro

A diferença entre os preços médios do boi gordo e da carcaça casada bovina em outubro é de 1,3 real por arroba (15 quilos), a segunda menor do ano, em termos reais (deflacionando-se pelo IGP-DI de setembro/13). O resultado fica bem abaixo, inclusive, do diferencial médio mensal de 2013, de 3,44 reais.

Desde setembro deste ano, os preços médios da carne de boi comercializada no atacado paulista vêm subindo em percentuais superiores aos do Indicador, o que explica a proximidade nos valores. Segundo dados de Cepea, em 2013, a menor diferença entre as cotações do boi gordo e da carcaça casada bovina foi verificada em janeiro, quando os 15 quilos de carne ficaram apenas 4 centavos abaixo do Indicador. De modo geral, as altas de preços do boi gordo e da carne nos últimos meses vêm da oferta restrita de animais.

Pesquisadores do Cepea indicam que a entrada menos expressiva de lotes de confinamento neste segundo semestre reforça o menor volume ofertado por pecuaristas e, consequentemente, a retração da disponibilidade de carne no atacado. Além disso, operadores confirmam as expectativas de aumento de consumo interno e externo em 2013 projetadas por diferentes instituições.



Nenhum comentário: