sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Fazenda Baluarte ofertará o melhor da genética de touros

Com 35 anos de tradição, a Fazenda Baluarte coloca a disposição seus animais com a melhor seleção genética da Fazenda. O remate da 11º edição do Leilão de Touros Baluarte acontece neste sábado 12 de outubro, com transmissão do Terra Viva - a partir das 13h.

Com experiência e tradição os remates da Baluarte sempre ofertaram o que há de melhor em genética e as expectativas para esta edição não poderiam ser melhores, segundo Frederico Lima, pecuarista e proprietário da Baluarte "o mercado de touros está demandado, o preço da arroba de boi em alta e o pecuarista animado com  a chegada das chuvas".

Segundo o promotor do leilão serão ofertados 160 Touros Nelore PO, já prontos para servir nesta estação de monta, além de uma  garrotada especial, padronizada e com o critério de seleção Baluarte, embasados em funcionalidade, habilidade materna, precocidade e pureza racial.

O perfil dos animais que serão comercializados dispensa apresentações, isso porque o Sistema de Produção Baluarte atua desde o acasalamento que consiste em avaliação visual de todas as matrizes, priorizando características como funcionalidade, habilidade materna, fertilidade, estrutura e beleza racial até o trabalho com utilização de ferramentas disponibilizadas pelos programas de melhoramento genético aliadas aos critérios de seleção Baluarte. 

Quando chega na fase da desmama nova avaliação visual dos animais e qualitativa das mães é realizada, buscando sempre animais superiores e com bom peso à desmama.  O plantel tem alcançados índices médios (machos e fêmeas) de 253 Kg  à desmama.

Num sistema de recria à pasto, a fazenda adota as melhores técnicas de manejo. São realizadas mensurações de peso, CE e avaliação visual, fazendo a avaliação intra rebanho para identificação de indivíduos superiores. Nesta fase os animais são selecionados para os Leilões.  Neste sistema, conseguimos índices de 800 g dias/animal, num ambiente natural e com os animais totalmente adaptados ao pastejo. 

Na última fase , que é quando os animais estão sendo selecionados para o leilão, há apartação criteriosa dos animais e classificação uniforme pela conformação e avaliação genética. 

Todos os animais que serão ofertados terão exame andrológico positivo, registro genealógico definitivo e avaliação genética PMGZ e ANCP.






Não deixe de conferir e participar deste remate. Informações 11º LEILÃO TOUROS BALUARTE : 
Telefone(s):(37) 2101-5566
Email: cleria@fazendabaluarte.com.br
Data:12/10/2013
Horário:13:00
Cidade:LAGOA DOS PATOS - MINAS GERAIS
Local:FAZENDA BALUARTE
Transmissão:TERRAVIVA
Promotor:FAZENDA BALUARTE
Variedade:NELORE

Por : Aline Fernandes


Nenhum comentário: