quarta-feira, 16 de outubro de 2013

ANCP e AGCZ promovem Fórum em Goiânia

ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) e a AGCZ (Associação Goiana dos Criadores de Zebu) promovem o Fórum Genética para Goiás durante a 50ª edição da Exposição Agropecuária de Goiânia e a 8ª edição da Exposição Internacional do Nelore, no dia 22 de outubro, a partir das 15 horas, no Parque Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia (GO).

Durante a programação, a Associação referência em melhoramento genético, em parceria com a AGCZ apresenta palestras e promove debate entre pesquisadores, técnicos e criadores, abordando questões sobre os programas de melhoramento e suas tecnologias, aplicação e resultados do beneficiamento animal e a importância da seleção através de melhoramento genético. 

A palestra com o tema “Seleção através do Melhoramento Genético: Aplicação e Resultados” será apresentada pelo pesquisador da Embrapa Cerrados, doutor Fernando Brito Lopes. A discussão sobre o tema “Melhoramento na Prática” será apresentada pelo vice-presidente da ANCP, Carlos Viacava.  Já o tema “Programas de Melhoramento Genético e Tecnologias da ANCP”, ficará a cargo da gerente técnica da ANCP, Juliana Leite.

Para Raysildo Barbosa Lôbo, presidente da ANCP, promover esses debates proporciona maior visibilidade para o melhoramento genético bovino e destaca a importância do beneficiamento animal, uma vez que o melhoramento genético é um dos pilares básicos da evolução da qualidade do rebanho brasileiro e já é parte essencial da cadeia produtiva. “Esse evento é uma excelente oportunidade para reunir técnicos, pesquisadores e criadores para discutir questões pertinentes ao setor e disseminar a importância do melhoramento genético para o desenvolvimento do gado goiano e sua competitividade perante os outros estados. Esses debates são importantes para fortalecer nosso trabalho, além de quebrar paradigmas, levar informações técnicas aos participantes.”

MELHORAMENTO POR PRINCÍPIO
Atualmente a ANCP trabalha com cinco programas de melhoramento genético, o Programa Nelore Brasil, o Guzerá Brasil, o PMGRB (Programa de Melhoramento Genético da Raça Brahman), o PMGRT (Programa de Melhoramento Genético da Raça Tabapuã) e Programa POI de Seleção e Avaliação Genética. Os programas totalizam mais de 2,3 milhões de animais avaliados e mais de 6 milhões de pesagens que garantem a consistência do programas de melhoramento da ANCP.

A Associação, com sede em Ribeirão Preto (SP), conquistou reconhecimento mundial por agregar pecuaristas selecionadores de bovinos das raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã, localizados em 18 estados brasileiros, Bolívia e Paraguai.


Nenhum comentário: