sexta-feira, 6 de setembro de 2013

CRV divulga comunicado sobre matéria de Backup publicada pela Veja

A inseminação artificial é a técnica de maior relevância mundial para o melhoramento genético de bovinos e a tecnologia que mais impacta na evolução do rebanho nacional, sendo acessível a todas as categorias de produtores, independentemente do tamanho do rebanho, escala de produção e localização geográfica.

A CRV Lagoa, empresa que comercializa com exclusividade o sêmen do consagrado touro Backup (mais de 650 mil doses vendidas), esclarece a seguir alguns pontos sobre a reportagem publicada na edição de 28 de agosto de 2013 da revista Veja.

Nela foram feitas afirmações que podem gerar dúvidas aos leitores com conhecimento específico sobre o assunto, que precisam ser reparadas.

Tecnicamente, podemos afirmar os seguintes fatos sobre o touro Backup:

01) A correção da sua genealogia, mediante testes genômicos, não o torna um reprodutor endogâmico, ou seja, que tenha um elevado grau de parentesco por ascendência comum. Muito pelo contrário, o seu nível de consanguinidade é muito baixo, habilitando-o para uso na maioria das linhagens da raça Nelore.

02) O touro Backup é um reprodutor provado nas suas avaliações genéticas, qualificando-o como melhorador e gerador de resultados positivos aos criadores. Estas avaliações genéticas realizadas em mais de 22.000 filhos avaliados (equivalentes-progênies), atribuem tamanha confiabilidade à sua prova, que a alteração de seu pedigree não causa nenhum efeito prático sobre os valores genéticos calculados.

03) Somente nos casos específicos de acasalamento direto dele com filhas do reprodutor Gabinete do IZ (pai genômico do Backup), ou vice-versa, haveria restrição técnica de utilização, com pouca probabilidade de ocorrência devido ao volume de doses comercializadas (17 mil), com baixo número de filhas geradas e controladas na ABCZ (731).

É importante ainda citar que a tecnologia em torno da Inseminação Artificial desenvolve-se de maneira significativa, assim como novas tecnologias reprodutivas, como a seleção genômica, que serão incorporadas pelos usuários da inseminação artificial.

Desta forma, essa tecnologia, aliado ao uso de reprodutores provados, constituem-se na ferramenta mais forte e segura aos produtores e selecionadores brasileiros.

Assim, reforçamos o nosso empenho para esclarecimento dessa e de outras questões técnicas relacionadas à pecuária nacional e agradecemos aos criadores a confiança depositada na inseminação artificial brasileira.

Marcelo Almeida
Gerente do Departamento de Corte da CRV Lagoa




Nenhum comentário: