quarta-feira, 4 de setembro de 2013

AGCZ realiza Goiás Genética 2013

De 10 a 15 de setembro, criadores de zebuínos têm encontro marcado na Goiás Genética, realizada pela Associação Goiana de Criadores de Zebu (AGCZ), no Parque de Exposições Pedro Ludovico Teixeira. O evento tem por objetivo difundir as novas tecnologias de melhoramento genético a pecuaristas, por meio de palestras, workshop e apresentação de programas do gênero. Serão ainda realizadas exposições de animais e leilões. A expectativa dos organizadores é receber 10 mil pessoas ao longo do evento. Quem quiser participar das palestras precisa fazer inscrição, que é gratuita. A entrada no evento também é franca.

Por meio de programas de melhoramento genético é possível obter melhoria da fertilidade do rebanho; aumentar os índices de ganho de peso; diminuir o intervalo entre gerações; proporcionar aos criadores produzirem animais prontos para abate mais jovens; evidenciar os animais mais precocemente; proporcionar ao consumidor carne de melhor qualidade; colocar à venda animais testados, agregando valor aos mesmos; diminuir o custo de produção por unidade de produto; melhorar a relação custo-benefício; otimizar os recursos da propriedade e aumentar a lucratividade.

Os procedimentos estimulados pelos programas de melhoramento genético proporcionam ganhos genéticos mais acelerados, aumentando a frequência gênica favorável e, consequentemente, diminuindo os genes não desejáveis dentro de um rebanho. As grandes ferramentas geradas para os participantes de um programa são as avaliações genéticas – estimativas do valor genético de uma matriz ou touro que será transmitida à progênie, ou seja, aos descendentes, prole. A avaliação genética aliada a acurácia (aperfeiçoamento) podem garantir resultados mais precisos.

Tudo depende de como o criador utiliza essas informações, ou seja, quem ele elege como reprodutores e matrizes. Somente por meio do uso adequado das informações coletadas é que se poderá alcançar os resultados desejados.

Serviço:
Goiás Genética – Edição 2013
Data: de 10 a 15 de setembro
Local: Parque de Exposições Pedro Ludovico Teixeira – Goiânia/GO
Informações e inscrições: www.agcz.com.br / 62 3203-1212
Atrações: Exposições, palestras, debates, workshops, leilões, estandes.
Expectativa de público: 10 mil pessoas
Entrada: franca
Realização: Associação Goiana dos Criadores de Zebu (AGCZ)
Assessoria de imprensa: Duo Comunicação 62 3086-3474 – Jornalistas: Carol Magalhães, Fabrícia Hamu e Viviane Maia



Nenhum comentário: