quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Circuito Boi Verde realizará a 5ª etapa em Tangará da Serra

O Circuito Boi Verde de Julgamentos de Carcaças, promovido pela ACNB – Associação dos Criadores de Nelore do Brasil que tem por objetivo promover e fomentar a raça Nelore no país e no exterior, evidenciando seu potencial de produção de carne de qualidade chega a sua quinta edição na cidade de Tangará da Serra - MTque tem a agropecuária como principal fonte econômica.

Sob o formato de uma competição anual a iniciativa se propõe a mapear o perfil de carcaça dos animais da raça Nelore criados sob condições distintas, proporcionar o intercâmbio de experiências e valorizar os criadores que se destacam. O campeonato chega com as melhores expectativas  na cidade de Tangará da Serra, no Mato Grossomunicípio que tem sua economia baseada na pecuária de corte, produção e industrialização de soja, milho e cana de açúcar. 

A programação da etapa do Circuito de Julgamento é composta por 03 dias de atividades, sendo que o primeiro dia é reservado para recebimento e avaliação in vivo dos animais, o segundo dia  é dedicado ao abate e avaliação das carcaças e o ultimo dia é para a premiação e confraternização dos participantes. Os animais serão avaliados pelos zootecnistas e jurados de carcaças da ACNB, Ricardo Marquardt e Guilherme Alves.

INSCRIÇÕES
Os produtores interessados em participar, devem inscrever seus lotes de animais junto ao setor de compra de bovinos no frigorífico Marfrig - Tangará da Serra. O período das inscrições seguirá o cronograma de fechamento da escala de abate da unidade. Os lotes deverão ser inscritos em nome do proprietário e da propriedade concorrente e o número de animais, por lote, será limitado ao mínimo de 01 (uma) carga completa, estando sujeito a variações de acordo com o tamanho dos veículos de transporte e dos currais do frigorífico. Para participar, não é necessário ser sócio da ACNB, e não há custo de inscrição. Atenção, as vagas são limitadas.

ANIMAIS
Podem participar dos julgamentos, animais da raça Nelore, com até 25% de sangue de outra raça zebuína, enquadrando-se nos padrões característicos da raça como Pelagem: cor branca, cinza ou manchada de cinza e presença de cupim. Somente serão aceitos para julgamento animais machos.

PREMIAÇÃO
Serão premiados na categoria Melhor Lote de Carcaças os 03 (três) primeiros colocados, conforme descrito abaixo:

- 1° colocado: Melhor Lote de Carcaças – Medalha de Ouro
- 2° colocado: Melhor Lote de Carcaças – Medalha de Prata
- 3° colocado: Melhor Lote de Carcaças – Medalha de Bronze

Independente da colocação, todos os lotes e pecuaristas participantes da etapa, automaticamente estarão disputando o Campeonato Nacional, cujo vencedor é premiado na Nelore Fest, em São Paulo, Capital.

Circuito Boi Verde em números
O sucesso do Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças pode ser demonstrado em números, pois já foram realizados 139 abates em 11 Estados (SP, MS, PR, MG, RO, GO, MT, ES, AC, TO e PA) além da etapa internacional do Paraguai, registrando um total de 90.461 animais avaliados.

Em 2013 já foram realizadas 4 etapas, totalizando 3.533 animais avaliados.
Em 2012 foram realizadas 7 etapas, em 6 estados (ES, MS, MT, RO , PA e GO), e uma etapa internacional no Paraguai, totalizando 6.964 animais avaliados.

Sobre Tangará da Serra: Inspirados pelo canto macio, cheio, vivo e sonoro do pássaro Tangará ( uma das aves brasileiras mais famosas) foi que os primeiros visitantes da região aliaram o nome do gracioso pássaro à majestosa Serra de Itapirapuã e batizaram a localidade como Tangará da Serra. O principal setor econômico do município é a agropecuária. O Marfrig UNIDADE Tangará da Serra abate hoje 1.100 bovinos/dia, com capacidade instalada de 1.500 cabeças/dia, abastecendo, também o comércio exterior. 


CALENDÁRIO 2013 - PRÓXIMAS ETAPAS CONFIRMADAS

ETAPA TANGARA DA SERRA - MT
Frigorífico Marfrig
Data: 03 e 04 de Setembro
Contato compra de Gado: Cesar, Rafaella Vieira e Ricardo Marquardt - (065) 3311 3800

ETAPA MINEIROS - GO
Frigorífico Marfrig
Data: 30 de Setembro; 01 e 02 de Outubro
Contato compra de Gado: Rodrigo, Jose Antonio  e Rafael Teixeira - (064) 3672 7300

ETAPA PARANAÍBA – MS
Frigorífico Marfrig
Data: 04 e 05 de Outubro
Contato compra de Gado: Pedro e Marcelo ou Thiago Salomão(Técnico ACNB)- (067) 3511 0550

Nenhum comentário: