quarta-feira, 31 de julho de 2013

Fórum da ANCP reunirá profissionais renomados durante a 6ª Expogenética

A ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) participa da 6ª edição da ExpoGenética, que acontece entre os dias 17 e 25 de agosto, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). Nesta edição, a Associação referência em melhoramento genético promove debates entre pesquisadores, técnicos e criadores, abordando questões sobre precocidade sexual, objetivos das provas de desempenho, importância da seleção para características de carcaça e aplicabilidade da avaliação morfológica na seleção. Os fóruns serão apresentados no pavilhão 16 durante a feira. 
 
O debate com o tema “Precocidade Sexual” será apresentado pelo renomado professor José Aurélio Bergmann, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Já a doutora em melhoramento genético, Carina Ubirajara Faria, da UFU (Universidade Federal de Uberlândia) aborda o tema “Prova de Desempenho”. A discussão sobre a “Importância da Seleção para Características de Carcaça” será apresentada por Fabiano Rodrigues da Cunha Araújo, técnico da Aval Serviços Tecnológicos. E o tema “Aplicabilidade da Avaliação Morfológica na Seleção”, ficará a cargo do zootecnista William Koury Filho, da Brazilcomz.
 
Para Raysildo Barbosa Lôbo, presidente da ANCP, promover esses debates durante a ExpoGenética irá proporcionar maior visibilidade para o melhoramento genético bovino, uma vez que é um dos pilares básicos da evolução da qualidade do rebanho brasileiro e já é parte essencial da cadeia produtiva. “É uma excelente oportunidade para reunir especialistas, pesquisadores e criadores para discutir questões pertinentes ao setor. Esses debates são importantes para fortalecer nosso trabalho, além de quebrar paradigmas e levar informações técnicas aos participantes”.
 
Em estande próprio e com equipe de consultores para atender aos associados, criadores e interessados em melhoramento genético, a ANCP apresentará as novas ferramentas de avaliação genética, os conceitos, objetivos, vantagens e importância do beneficiamento animal para a seleção e evolução dos rebanhos.Dentro da programação serão apresentados os touros jovens participantes do teste de progênie Reprodução Programada e os associados da ANCP terão a oportunidade de adquirir doses de sêmen.
 
Durante a programação, a ANCP apresenta o lançamento do Sumário de Touros, edição Agosto/2013, com as avaliações genéticas dos reprodutores das Raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã. A grande novidade desta edição é o Sumário do Programa POI de Seleção e Avaliação Genética – novo programa de avaliação genética do gado POI. Aberto ao público, o lançamento acontece no dia 20 às 18 horas, no Salão Nobre da sede da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu). O Sumário traz ainda, o Catálogo de Touros da Reprodução Programada 2013. Fonte: ANCP 

Nelore: Genética de Ponta ao alcance de todos!

Nenhum comentário: