segunda-feira, 17 de junho de 2013

Feicorte 2013: carne Nelore Natural mudará a marca após venda da Seara


Completando 12 anos em 2013, o Programa de Qualidade Nelore Natural (PQNN), desenvolvido para  melhorar a oferta de carne da principal raça do rebanho bovino brasileiro, vai mudar a roupagem e seu nome. Com a compra da marca Seara pelo JBS, o Marfrig, frigorífico parceiro da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) no PQNN ainda trabalha, junto à associação, em uma nova marca para a carne Nelore Natural.

Atualmente o programa atua em sete regiões do Brasil abatendo em quatro estados (GO, MS e MT, com duas plantas de abate cada, e RO, com um frigorífico processando a carne). A proposta da marca é mostrar as qualidades da carne Nelore e avançar em aspectos de qualidade conforme preconizam os três manuais de qualidade (geral, para o frigorífico e para o pecuarista), que podem ser vistos na seção dedicada ao programa no site oficial da ACNB.

Entre as qualidades que os gestores do projeto buscam para a carne Nelore estão a gordura entremeada, que aumentaria a percepção de maciez no produto. No entanto, a ausência de adiposidade entre os músculos pode se tornar uma vantagem da carne Nelore Natural: dependendo do gosto do consumidor, ele pode preparar o corte com a capa de gordura e retirá-la para o consumo, alimentando-se de uma carne mais saudável, saborosa e suculenta, ainda que tenha menos gordura.

De acordo com o gerente executivo na ACBN, André Locateli, o diferencial do programa é a carne de gado criado essencialmente a pasto. Terminação em confinamento tem período limitado, já que a ideia é padronizar o sabor da carne. Embora não haja comprovação científica sobre o sabor da carne de gado a pasto, é comprovado que a dieta concentrada para os animais criados em sistemas intensivos, como o confinamento, alteram o sabor. Não para melhor, nem para pior, mas diferente do que o consumidor brasileiro está acostumado.

Para avançar o rebanho Nelore brasileiro dentro do programa, cada região fornecedora do PQNN coloca à disposição dos pecuaristas um técnico, que avalia cada criatório e auxilia os criadores a classificarem seus animais no abate, ganhando, inclusive, premiação de até 10% em cada arroba caso o animal tenha qualidade de cobertura de gordura, precocidade  e peso ideais.

Outra ferramenta utilizada para incentivar o melhoramento genético do rebanho é o Circuito Boi Verde, realizado anualmente pela ACNB, que avalia carcaças através de um abate técnico. “Nós buscamos dar um estímulo para que o produtor traga informações de sua seleção genética ao frigorífico para avançar com mais velocidade no melhoramento”, informa Locateli. O banco de dados sobre os melhores reprodutores da raça Nelore está sendo montado e tem atualmente 1500 reprodutores, amostra pequena perto do que a associação precisa para dar informações com credibilidade.

De imediato, quem consome as carnes com o selo Nelore Natural tem a identificação de origem dos produtores, atestada pelo acompanhamento dos técnicos da ACNB nas propriedades, e também a garantia de inspeção sanitária federal, feita através do SIF (Serviço de Inspeção Federal), que ocorre nas plantas dos frigoríficos Marfrig. Para o futuro, será possível certificações ambientais e mesmo de aspectos técnicos que atestarão a qualidade do produto com mais precisão. Fonte: http://ruralcentro.uol.com.br





Nenhum comentário: