sexta-feira, 24 de maio de 2013

Leilão Esalq faz seleção de gado Nelore desde 1970



O Leilão da ESALQ teve início na década de 40, porém o evento tomou vulto maior a partir da década de 70 com a implantação do sistema intensivo de produção de bovinos em pastagem no Departamento de Zootecnia.

A seleção de gado NELORE PO na ESALQ teve início na década de 70 com aquisição de fêmeas oriundas dos plantéis do Instituto de Zootecnia - Sertãozinho da Fazenda Barreira Rico. O trabalho de seleção sempre focou na busca de animais produtivos e funcionais de grande importância para o programa de seleção do rebanho da ESALQ, foi o convênio firmado com o Instituto de Zootecnia em meados da década de 80. Durante os 10 anos de vigência do convênio o rebanho da ESALQ utilizou touros jovens selecionados na ganho de peso do IZ. Vários desses touros do IZ tiveram seu sêmem comercializado pela Central Lagoa da Serra.

A partir de 1996, com a disponibilidade dos sumários de touros , o Departamento de Zootecnia da ESALQ passou a utilizar touros top de sumário para os quesitos de ganho de peso, precocidade sexual e características de carcaça. Desde 2002 o rebanho do Departamento de Zootecnia da ESALQ participa do programa Nelore Brasil do ANCP.
Os animais nascidos em 2010 apresentaram MGT Médio de 10,36

As expectativas são positivas em relação a 2012 em virtude de melhor porção do boi gordo atualmente e para a 69º edição do Leilão ESALQ serão postos a venda 31 touros NELORE PO filhos do touro Backup (top 0,1%) e Jamanta  (top 5%) na ANCP e 6 matrizes PO prenhas do touro ALQ 1584(top 0,5%).

O perfil dos animais é o resultado de um trabalho sério de longa data, sempre fazendo  uso de touros geneticamente superiores, ou seja, animais funcionais e com DEP positivas para as características mais importantes para a produção de carne


Nenhum comentário: