sexta-feira, 24 de maio de 2013

Colatina realiza dez anos de Circuito Boi Verde com a maior etapa do estado.


O Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças promovido pela ACNB – Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, que tem por objetivo mensurar as qualidades da raça Nelore como produtora de carne de acordo com a demanda do mercado, mapear o desempenho frigorífico dos animais da raça criados sob diferentes condições e proporcionar a troca de experiências para os envolvidos na cadeia da carne, realizou a primeira etapa nacional do Circuito Boi Verde neste ano em Colatina - Espírito Santo.

As perspectivas positivas do  gerente e zootecnista da Nelore, Guilherme Alves para esta primeira etapa foram confirmadas, no total foram abatidas 1.132 cabeças,  sendo que 65% dos animais tinham até 2 dentes ou até 24 meses, 71,6% apresentaram gordura mediana e uniforme, e o peso de 71% dos animais variou entre 17 - 21@, demonstrando a evolução da pecuária nacional, comprovando que hoje é possível produzir um boi nelore mais jovem, bem acabado e rentável.

Atualmente abate-se um animal mais jovem e mais pesado, pois segundo dados da Nelore do Brasil, quando se compara os dados de abate de Colatina em 2004 com 2012 nota-se que em 2004 a idade media de abate era de 30 meses, já em 2012 a idade media de abate caiu para é 21 meses. O peso médio em 2004 era de 18@ e em 2012 de 20@. Traduzindo em miúdos, considerando um ciclo pecuário de 30 meses e em uma mesma área, em 2004 se produzia 1 cabeça de 18@ e em 2012 se produz 1,4 cabeça de 20@. 

Com isso o objetivo do Circuito Boi Verde pode ser mensurado em números, dando um norte ao pecuarista, mostrando que caminho trilhar, pois a competição é a única do gênero no país e através dela procura-se orientar os produtores quanto aos parâmetros de maior liquidez comercial vigentes no mercado. Durante a disputa, os participantes entram em contato direto com as práticas de produção e industrialização de carne de qualidade.

Outra ponto positivo observado neste abate é que nos dias de hoje se abate boi inteiro e nesta etapa 100% dos animais eram castrados, o que garantiu uma carne com qualidade superior, que será exportada, pois 60% dos animais abatidos nesta etapa se destinam a Cota Hilton (A cota Hilton é constituída de cortes especiais do quarto traseiro, de novilhos precoces, e seu preço no mercado internacional geralmente é mais alto do que a carne em geral. A cota anual, de 65.250 toneladas, é fixa, e a ela somente têm acesso os países credenciados: Argentina, Austrália, Brasil, Uruguai, Nova Zelândia, Estados Unidos e Canadá e Paraguai.  A cota possui uma taxa de importação de 20% ad valorem. A tarifa extra cota é de 12,8% mais 303,4 euros por 100 quilos de carne. A cota brasileira é de 10 mil toneladas anuais.), e neste abate o Frigorífico Frisa pagou para os pecuaristas R$10 a mais por @ para os animais que se encaixaram dentro do padrão.

José Wallace, participante desta etapa e diretor técnico da Unicafé Agrícola entregou 77 animais da Fazenda Derribadinha - Carlos Chagas - MG e explicou que " a cada ano a qualidade dos animais tem melhorado muito, no ano passado participei com 39 e este ano com 77 animais.  Ano que vem quero entrar na escala de premiação", conclui .

A etapa de Colatina, completou 10 anos em 2013 e foi realizada pela ACNB em parceria com Tortuga , Heringer e frigorífico Frisa. A programação da etapa do Circuito de Julgamento é composta por três dias de atividades, sendo que o primeiro dia é reservado para recebimento e avaliação in vivo dos animais, o segundo é dedicado ao abate e avaliação das carcaças na indústria e o ultimo dia é para a premiação e confraternização dos participantes. Os animais foram avaliados pelo zootecnista da ACNB, Guilherme Alves.

1º           Dalton Dias Heringer - Faz. Heringer 
2º           Dalton Dias Heringer - Faz. Heringer 
3º           Dalton Dias Heringer - Faz. Estrela 

A próxima etapa acontece em Bataguassu, na semana que vem!

INSCRIÇÕES
Os produtores interessados em participar, devem inscrever seus lotes de animais junto ao setor de compra de bovinos no frigorífico. O período das inscrições seguirá o cronograma de fechamento da escala de abate da unidade. Os lotes deverão ser inscritos em nome do proprietário e da propriedade concorrente e o número de animais, por lote, será limitado ao mínimo de 01 (uma) carga completa, estando sujeito a variações de acordo com o tamanho dos veículos de transporte e dos currais do frigorífico. Para participar, não é necessário ser sócio da ACNB, e não há custo de inscrição.

ANIMAIS
Podem participar dos julgamentos, animais da raça Nelore, com até 25% de sangue de outra raça zebuína, enquadrando-se nos padrões característicos da raça como Pelagem: cor branca, cinza ou manchada de cinza e presença de cupim. Somente serão aceitos para julgamento animais machos.

PREMIAÇÃO
Serão premiados na categoria Melhor Lote de Carcaças os 03 (três) primeiros colocados, conforme descrito abaixo:
- 1° colocado: Melhor Lote de Carcaças – Medalha de Ouro
- 2° colocado: Melhor Lote de Carcaças – Medalha de Prata
- 3° colocado: Melhor Lote de Carcaças – Medalha de Bronze

Independente da colocação, todos os lotes e pecuaristas participantes da etapa, automaticamente estarão disputando o Campeonato Nacional, cujo vencedor é premiado na Nelore Fest, em São Paulo, Capital.

Circuito Boi Verde em números
O sucesso do Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças pode ser demonstrado em números, pois já foram realizados 137 abates em 11 Estados (SP, MS, PR, MG, RO, GO, MT, ES, AC, TO e PA) além da etapa internacional do Paraguai, registrando um total de 86.928 animais avaliados.

Em 2012 foram realizadas 7 etapas, em 6 estados (ES, MS, MT, RO , PA e GO), e uma etapa internacional no Paraguai, totalizando 6.964 animais avaliados. 

Confira aqui a galeria de fotos:




Julgamento de Carcaças

Participantes do CBV acompanham a classificação de carcaças


Palestra lotada  do CBV com muita informação e conteúdo
Equipe vencedora da Heringer


CALENDÁRIO 2013 - ETAPAS CONFIRMADAS

ETAPA BATAGUASSU – MS
Local: Frigorífico Marfrig
Data: 27, 28 e 29 de Maio
Contato compra de Gado: Álvaro ou Rodrigo, Rafael Prado (Tec. ACNB) - (067) 3541 4400

ETAPA REDENÇÃO - PA
Frigorífico JBS
Data: 30 e 31 de Julho
Contato compra de Gado: Castrinho ou Guilherme - (094) 3424 6515

ETAPA PARANAÍBA – MS
Frigorífico Marfrig
Data: 04 e 05 de Outubro
Contato compra de Gado: Pedro, Marcelo o/ou Thiago Salomão(Técnico ACNB)- (067) 3511 0569

Nenhum comentário: