segunda-feira, 20 de maio de 2013

Avaliação completa e resultados produtivos - CP Lagoa


*Rodrigo Dias

Demonstrar resultados e provar a superioridade do seu animal significa agregar valor à sua produção. A comprovação dos resultados produtivos, com a avaliação mais completa do mercado (12 características) e informações confiáveis, somente o Centro de Performance CRV Lagoa pode oferecer. O CP Lagoa apresenta a melhor estrutura disponível para a certificação da qualidade de seus animais.

Diante dos desafios da pecuária moderna, fica evidente que superar as barreiras desta pecuária não cabe somente a uma ferramenta ou a uma única estratégia. A ação conjunta de todas as tecnologias disponíveis no mercado, somada a um planejamento das atividades resulta na garantia de bons resultados.
O Centro de Performance (CP) CRV Lagoa oferece aos pecuaristas selecionadores a opção de testar seus animais, comparando-os aos de outros criadores, através de uma avaliação criteriosa, realizada sob 12 diferentes aspectos. O CP CRV Lagoa seleciona estrategicamente os animais mais produtivos e harmônicos, os quais contribuirão para a produção de indivíduos mais produtivos e precoces. Esta seleção leva a diminuição da idade de abate e aumenta a rentabilidade do negócio, garantindo maior giro do capital investido.

As características avaliadas são: conformação (C), precocidade (P), musculosidade (M), umbigo (U), temperamento (T), área de olho de lombo (AOL), espessura de gordura (EG), marmoreio (M), circunferência escrotal (CE), ganho de peso (GMD), peso e uma análise morfológica realizada pela ABCZ. Este conjunto de características, quando avaliado com profissionalismo, garante confiança aos pecuaristas que utilizam os mesmos animais.

A CE pode ser utilizada como ferramenta para a predição dos resultados de algumas características, tanto reprodutivas quanto produtivas. Segundo a literatura, a circunferência escrotal está relacionada, por exemplo, às características de crescimento e menor idade à puberdade (precocidade sexual).
O CP CRV Lagoa está constantemente em busca de animais funcionais, que seguem o padrão racial e apresentam a harmonia das suas características visuais e funcionais. Isto significa manter viva a história de cada linhagem e garantir a continuidade da raça. Por isso, o CP CRV Lagoa procura, desde seus primeiros trabalhos, animais com o padrão racial exigido pelas associações das raças que participam do CP CRV.
No caso das raças Zebuínas o padrão da raça é sempre avaliado pelos técnicos da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), cabendo a esta última o registro genealógico e a mensuração das características funcionais o que garante a padronização das informações e análise completa das características fenotípicas.

Em sete anos, o CP já identificou inúmeros animais superiores. Neste processo de identificação, foram realizadas mais de 20 mil nos animais de 750 criadores.
Neste contexto de pecuária moderna e competitiva, é fundamental saber qual é a sua própria situação perante outros selecionadores, seja para corrigir, modificar ou para manter a forma de trabalho.

*Rodrigo Dias é Zootecnista, formado pela UNESP Campus de Jaboticabal e atualmente é Analista Técnico do departamento de corte da CRV Lagoa.


Nenhum comentário: