terça-feira, 5 de março de 2013

Expoinel abre Ranking Nelore MT

A Expoinel MT – Exposição Internacional do Nelore de Mato Grosso será realizada no período de 8 a 15 de março e marca a abertura oficial do Ranking Estadual da Raça Nelore 2013

O evento é organizado pela Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso – ACNMT – e acontece em Cuiabá, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, com a participação de mais de 300 animais inscritos. “O Ranking norteia a qualidade do gado e o trabalho de pista, que é o julgamento dos melhores animais, chega no pasto melhorando a genética do nosso rebanho”, disse o presidente da Associação dos Criadores de Nelore, Mauro Savi.

O Ranking da raça predominante no estado é um dos principais eventos da pecuária regional. 

A Expoinel MT começa o processo que segue até o mês de outubro onde acontece a última etapa do Ranking Regional.O ponto alto da Expoinel é o julgamento dos animais que acontecerão a partir do dia 09 de março (sábado), no recinto do Parque de Exposições. Os jurados das exposições regionais obrigatórias são escolhidos pela comissão conjunta ACNB, ABCZ e Colégio de Jurado e para a Expoinel MT os juízes serão Fábio Miziara, Thiago José Trevisi Novaes e Antônio Louza do Nascimento.

A entrada dos animais de pista e leilões no recinto do Parque de Exposições durante a Expoinel MT começa amanhã, dia 06, às 07 horas. No dia 08, a partir das 08 horas serão feitas a inspeção e pesagem dos bovinos. Os julgamentos dos animais inscritos acontecerão de 09 a 14 de março, sempre a partir das 08 horas. Dia 15, logo pela manhã, esta marcada a saída dos animais. Serão realizados também 2 leilões de elite. A Expoinel MT 2013 é um evento técnico e de negócio, onde não são realizados shows e a entrada da exposição é franca.

Ranking Estadual da Raça Nelore MT 2013

Hoje, mais de 90% do rebanho de quase 30 milhões de cabeças são da raça nelore. Este ano os produtores que inscreverem seus animais no Ranking Estadual terão que participar de 7 exposições para a somatória de pontos. As etapas chamadas obrigatória são 4 e mais 3 livres. As obrigatórias são as seguintes: Expoinel (Cuiabá), Expoagro (Cuiabá), Exposorriso (Sorriso) e Exposul (Rondonópolis). 

No calendário de exposições ranqueadas estão previstas 19 etapas: Expoinel MT (Cuiabá), Exposorriso (Sorriso), Expoalta (Alta Floresta), Exponop (Sinop), Expomarcos (São José  IV Marcos), Expomatupa (Matupá), Festa Agrop Poconé (Poconé), Expoagro (Cuiabá), Expovale (Agua Boa), Expolíder (Colíder), Expotã  (Guarantã do Norte), Expoprima (Primavera do Leste), Expoju (Juina), Exposul (Rondonópolis), Exposição Agropecuária Vale do Arinos (Juara), Exposerra (Tangará da Serra), Expossol (Mirassol D`Oeste ), Expoleste (Barra do Garças ) e Expocáceres (Cáceres).

O Ranking Estadual da Raça Nelore MT é organizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso – ACNMT -  com apoio do Fabov – Fundo de Apoio á Bovinocultura de Corte e da Acrimat – Associação dos Criadores de Mato Grosso, e patrocínio da Biogénesis-Bagó, Agroceres, JBS e Banco do Brasil. Os resultados de todas etapas do ranking podem ser acompanhados pelo site da Nelore: www.neloremt.org.br .


PROGRAMAÇÃO EXPOINEL MT 2013
Dias 6 e 7  (Quarta-feira e quinta-feira)
07 às 18 h – Entrada de animais 
Dia 08 - sexta-feira
08h -  Inspeção e Pesagem do Bovinos
Dia 09 – Sábado
08h – Inicio do Julgamento Nelore
Dia 10 – Domingo
08h – Continuação do Julgamento
Dia 11 – Segunda-feira
08h – Continuação Julgamento
20h – Leilão Virtual Nelore – Grupo Camargo Solo – Prenhezes, Fêmeas e Machos Nelore PO Programa Leilões MT – Canal Rural
Dia 12 – Terça-feira
08h – Continuação do Julgamento
20h – Leilão Nelore 4 Valetes 
       - Fêmeas Elite e Embriões
       - Nelore Grongoro –Grupo Camargo
       - Nelore Lavrinha – nelore Curió
Local: Centro de Eventos da Acrimat – Programa Leilões MT – Canal Rural
Dia 13 – Quarta-feira
08h – Continuação do Julgamento
Dia 14 – Quinta-feira
08h – Continuação do Julgamento
Dia 15 – Sexta-feira
07h – Saída dos Animais

Nenhum comentário: