quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Safra terá maior produtividade da história, segundo Conab



O quinto levantamento da safra de grãos 2012/13, divulgado nesta quinta-feira pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), aponta para conquista da mais alta produtividade média já registrada, de 3.508 quilos por hectare. A boa produtividade, aliada ao cultivo da área recorde de 52,981 milhões de hectares, resultará na colheita de 185 milhões de toneladas de grãos, o maior volume da história.
 
O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, destacou o aumento do uso de tecnologia no campo e antecipou que no próximo plano de safra, que deve ser anunciado em maio, o governo pretende introduzir inovações para incentivar o aumento da produção e apoiar o investimento em armazenagem no campo."A presidente Dilma Rousseff nos pede para que cada vez mais estejamos sempre à frente, trabalhando em benefício do produtor brasileiro", diz ele.
 
O diretor de Política Agrícola e Informação da Conab, Silvio Porto, durante apresentação do levantamento de safra, ressaltou a contribuição do clima para a evolução das lavouras nesta safra. Ele observa que ainda não existe definição em relação à normalidade das chuvas em algumas regiões do semiárido nordestino e lembra o risco de geadas em meados do ano nas lavouras de milho safrinha no Paraná.
 
A soja e o milho são responsáveis pelo aumento de 2,096 milhões de hectares (+4,1%) na área cultivada com grãos, que atingiu 52,981 milhões de hectares. A área de soja nesta safra aumentou em 2,603 milhões de hectares (10,4%), enquanto o milho no total terá 238,9 mil hectares a mais (1,6%). 





Nenhum comentário: