terça-feira, 29 de janeiro de 2013

ANCP celebra 25 anos do Programa Nelore Brasil


O progresso genético obtido pelas fazendas participantes do Nelore Brasil, programa de melhoramento genético da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores), tem contribuído para tornar a Pecuária Nacional cada vez mais eficiente. Para comemorar os 25 anos de empenho e sucesso na busca por reprodutores e matrizes superiores, a Associação está preparando uma série de ações especiais.
 
A comemoração das Bodas de Prata do Programa Nelore Brasil acontecerá em dia 5 de abril, durante o 19º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores, as palestras abordarão Mercado da Pecuária Brasileira e a contribuição do Programa Nelore Brasil para o melhoramento animal e para a Pecuária.Também será a oportunidade para o lançamento do Sumário de Touros, edição Abril/2013, com as avaliações genéticas dos reprodutores das Raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã.
 
O Sumário irá apresentar novidades que irão movimentar o setor: três novas DEPs* para características de composição de carcaça relacionadas a qualidade de carne e rentabilidade para o produtor. 
*DEP, sigla de Diferença Esperada na Progênie; valor genético de um animal transmissível a seus descendentes.
 
PROGRAMA NELORE BRASIL
Em abril de 1988 o programa Nelore Brasil foi instituído com a participação de criadores que acreditavam na contribuição da ciência para melhorias no campo e de pesquisadores do Departamento de Genética da FMRP-USP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo).
 
Ao longo dos anos, o programa passou por várias transformações e conquistas. Alguns fatos foram marcantes e determinantes nessa história, como o embrião do Nelore Brasil, primeiro projeto de melhoramento genético de Nelore do Estado de São Paulo, constituído por dois pioneiros do setor: Arnaldo Zancaner, criador persistente e entusiasta da ciência, e o engenheiro agrônomo e geneticista Prof. Dr. Warwick Estevan Kerr, especialista que sempre compartilhou sua experiência.
 
Nestes 25 anos, o progresso genético obtido pelas fazendas participantes do Nelore Brasil tem contribuído para tornar a pecuária nacional cada vez mais eficiente. Uma história viva, que continua a evoluir.
 
Confira a dimensão de atuação do Programa:
Programa Nelore Brasil/ANCP
INFORMAÇÕES Nº OBSERVAÇÕES
Animais Cadastrados na Base de Dados 2.122.109
Pesagens 6.373.918
Medidas PE* 1.155.499
Touros Avaliados 29.190
 
*PE - Perímetro Escrotal, medida dos testículos do touro, um indicativo de fertilidade.


Nenhum comentário: