quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Universidade do Boi e da Carne atende mais de 1.000 alunos em 2012


Em iniciativa inédita a Universidade do Boi e da Carne e a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil,  promoveram durante todo ano de 2012 o Circuito de Cursos Práticos de Gestão Pecuária em locais onde a agropecuária é a base da economia em um país que tem o maior rebanho bovino comercial do mundo; As cidades foram escolhidas para dar mais um subsídio para os produtores e futuros associados.

Das quatro cidades (Bataguassu/MS, Tangará da Serra/MT, Rolim de Moura/RO e Rio Verde/GO) que receberam os cursos,  a primeira a receber a Universidade do Boi e da Carne foi  Bataguassu/MS, que possui um PIB de mais de 300 milhões de reais, com destaque para agropecuária. Andre Bartoci, pecuarista e participante dos programas da Nelore ressalta  a importância de se conseguir mensurar a qualidade dos animais que o pecuarista entrega pois "uma boa venda de animais influencia em todos os resultados da propriedade". 

Rio Verde, o quarto PIB e o maior produtor de grãos do Estado de Goiás, encerrou a rodada com a última etapa do curso com casos reais sobre a importância da gestão na fazenda, o destaque desta edição foi a palestra ministrada por Mauricio Manduca, zootecnista e analista de mercado, sobre gestão do risco na pecuária, que apresenta ferramentas para minimizar os riscos da comercialização do boi gordo, utilizando o mercado futuro, opções e operação de Barter (troca). 

Dentre os alunos participantes da rodada de cursos deste ano, Daniel Breda , de Rolim de Moura , que vive da pecuária de corte, afirmou que "o nível das palestras foi essencial para agregar e trazer conhecimento ao homem do campo".  A ideia é propor, levar e contribuir para a melhoria de gestão das propriedades com casos reais de forma a mostrar e viabilizar a rentabilidade da atividade, garantir liquidez e melhoria de qualidade dos animais fornecidos para abate. Afinal a boa gestão é a porta de entrada para se obter sucesso e rentabilidade.

Os cursos de gestão atingiram o objetivo principal, que é fomentar a difusão de ciência e tecnologia e auxiliar os associados, trazendo mais um benefício direto a estes associados. Foram 155 participantes, a grande maioria de pecuaristas, técnicos e gerentes de fazendas e alguns estudantes. A proposta é sensibilizar os alunos a aplicar os ensinamentos dos cursos e mostrar a eficácia da boa gestão.

A Universidade do Boi e da Carne em parceria com o Wagner Pires Consultoria também desenvolveu e promoveu o Circuito Nacional da Pecuária Sustentável, que contou com a presença de aproximadamente 700 pessoas em 17 edições durante este ano. O conteúdo e foco destes eventos foi a produção a pasto, com destaque para os temas: integração x lavoura x pecuária (ILP), reforma e recuperação de pastagens e adubação entre outros. Em 2013 estão previstas mais 3 edições: Redenção/PA, Aracaju/SE e Feira de Santana/BA (calendário no site www.circuitodapecuaria.com.br).

A ideia é sensibilizar os alunos a aplicar os ensinamentos dos cursos e mostrar a eficácia da boa gestão. Fique ligado que em 2013 você terá mais conhecimento com informações de valor.

As edições dos cursos contam com o apoio da Pfizer Saúde Animal, Nutron Alimentos,  Grupo Marfrig e Toledo do Brasil. por Aline Fernandes --  Gerência de Comunicação Nelore do Brasil







Nenhum comentário: