terça-feira, 30 de outubro de 2012

Ranking do MT mostra força do estado


Exposições oficiais do Ranking Estadual da Raça Nelore movimentaram mais de R$40 milhões só em leilões

O Ranking Estadual da Raça Nelore 2012 mostrou mais uma vez a força da raça bovina que predomina no maior rebanho de gado do Brasil. Mais de 90% do rebanho mato-grossense de 29,1 milhões de cabeças, são da raça nelore e a força dessa predominância vem ganhando cada dia mais espaço no cenário nacional. “É indiscutível o trabalho que o Ranking Nelore promove no desenvolvimento do setor pecuário de Mato Grosso, pois o grande objetivo é promover o melhoramento genético da raça no estado”, ressaltou o ex-presidente da Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso – ACNMT, Hermes Botelho de Campos.

Este ano o Ranking Estadual da Raça Nelore Mato Grosso 2012 contou com 16 etapas nas exposições agropecuárias ranqueadas, teve a participação de 265 expositores e criadores, com 2.419 animais levados a julgamento. Durante as exposições ranqueadas foram realizados 86 Leilões, comercializados 28.575 animais, que resultaram numa movimentação financeira de R$ 42.539.506,66. Esses números levaram o Ranking Nelore de Mato Grosso a ocupar a 3º colocação na representatividade em números de exposição do Ranking Nacional da ACNB - Associação dos Criadores de Nelore do Brasil.

“O Ranking mostra a força da economia do estado de Mato Grosso, onde indica a pujança de um setor e os resultados dos investimentos em genética”, observa, Hermes Botelho. Ele diz ainda que o Ranking “é a base de desenvolvimento do nosso rebanho de quase 30 milhões de cabeças, pois o melhoramento da raça depende de um longo processo, que o produtor consegue mensurar nas pistas de julgamento dos animais multiplicadores de alta genética”.

Este ano, cada animal inscrito teve que pontuar em 08 feiras ranqueadas, sendo que em 5 obrigatórias. As etapas obrigatórias foram a Expoinel (Cuiabá), Expoagro (Cuiabá), Exporriso (Sorriso), Exposul (Rondonópolis) e Exponop (Sinop). São julgadas 36 categorias, sendo 17 categorias de animais machos, 17 fêmeas, o melhor criador e o melhor expositor. “Este ano estamos premiando pela primeira vez o Melhor Novo Criador e isso vai estimular ainda mais a participação do produtor”, disse Botelho. 

O vencedor do titulo de Melhor Criador do Ranking este ano, Luis Felippe, representante do Grupo Camargo, disse que “estamos muito felizes pela conquista do título, principalmente porque este ano o ranking foi extremamente disputado, e isso faz toda a diferença, pois não adiante ganhar sozinho”. Felippe disse que “o título foi obtido depois de passar pelo crivo de mais de 30 juízes, dos mais renomados do Brasil, o que enaltece a criação da raça”.  

O Melhor Expositor, Divadir de Pieri, tri campeão na categoria, enalteceu a raça nelore e disse que “o nelore é o esteio, é o alicerce da pecuária no Brasil, e fazer parte desse setor é muito bom”. Pieri disse ainda que “a genética não é matemática, exata, mais os resultado são muito positivos, pois investir em tecnologia é garantia de desempenho dos animais”.

O presidente da Acrimat, José João Bernardes, também ressaltou o trabalho da Nelore MT com a realização do Ranking dizendo que “evidencia a importância da pecuária e o interesse pela raça nelore”. Ele pondera também, “que nas pistas de julgamento são apresentados o que há de melhor sendo produzido em Mato Grosso e a evolução da raça nelore é visível, o que mostra que a Associação esta no caminho certo”.

Nenhum comentário: