sexta-feira, 28 de setembro de 2012

EXPOINEL 2012 - A maior feira de Nelore do Planeta

Uma história com mais de quarenta anos de sucesso!
A 41º Exposição Internacional do Nelore aconteceu de 13 a 23 de setembro, no Parque Fernando Costa, em Uberaba – MG e superou todas as expectativas com destaque para o expressivo número de 1087 animais em pista, de 140 expositores.
No julgamento conjunto dos grupos Nelore e Nelore Mocho, o Grande Campeão da Expoinel 2012 foi NASIK FIV DA PERBONI animal proveniente do criatório de Marcelo Perboni e Irmãos, exposto por Cassiano Terra Simão. A Grande Campeã foi RIMA FIV ELLARA, do criador e também expositor Rima Agropecuária Ltda. O título de Reservado Grande Campeão ficou com ESPARTAGO FIV FNT do criador e expositor Paulo Afonso Frias Trindade Junior e a Reservada Grande Campeã foi BRAVESH FIV AGRO JB, de criação de José Carlos Costa Marques Bumlai, exposta por EAO Empreendimentos Agropecuários e Obras S/A.

 A Rima Agropecuária fez a dobradinha de Melhor Criador e Melhor Expositor da disputada exposição. Com a conquista destes títulos, a Rima levou para casa como premiação, nada mais, nada menos do que 21 toneladas de ração, oferecidas pela Socil Nutrição Animal.

No julgamento exclusivo do Nelore Mocho, o título de Grande Campeão ficou com o touro sênior GABARITO FIV DA MAPA  do criador e expositor APA Agropecuária Ar Frio Ltda. O  Reservado Grande Campeão foi FRICASSE MACHADINHO do criador e expositor Emílio Antonio da Costa Filho. O título de Grande Campeã ficou com a elegante ARATACA FIV ANGICO, do criador e também expositor Udelson Nunes Franco, e a Reservada Grande Campeã foi a charmosa PEDRITA DA FSPEDRO, do expositor e criador Paulo Pereira Cunha. Também no Nelore Mocho, um único criador conquistou ambos os títulos de Melhor Criador e Melhor Expositor da Expoinel 2012: foi Udelson Nunes Franco, da Fazenda Angico.

Segundo Andre Locateli, gerente executivo da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, o sucesso da exposição e o grande número de animais em pista foi resultado de um trabalho intenso de toda a equipe e da Diretoria da ACNB "houve uma dedicação muito grande da equipe técnica, coordenada pelo zootecnista Marcos Pertegato, que junto com a LRS Processamentos, fez um trabalho muito importante de convite e captação de animais. Felizmente conseguimos superar a nossa meta. Em nome da ACNB, agradeço aos criadores, gerentes, tratadores e apresentadores do Nelore e do Nelore Mocho, que responderam ao nosso chamado, e fizeram da Expoinel 2012 a maior exposição de Nelore do país".

Desde o ano passado, a exposição passou a ser ainda mais decisiva na disputa dos campeonatos nacionais e regionais, isso porque para o Ranking Nacional a Expoinel é de participação obrigatória, e para os Rankings Regionais, ela pode eventualmente ser utilizada em substituição a um dos melhores resultados alcançados dentro da região de disputa. Além disso, o índice da Expoinel tem um acréscimo de 10% sobre o valor calculado através da Tabela de Índices utilizada para todas as demais exposições do país.
As premiações, campeonatos e grandes campeonatos conquistados na Expoinel trouxeram muitas alegrias e emoções a todos os presentes, levando alguns às lágrimas de felicidades.
Os expositores Nelore e Nelore Mocho participantes da Expoinel concorreram ao sorteio de dois cochos para bezerros oferecidos pela Prático de Garça.

Os felizardos ganhadores foram os expositores Marco Antonio Carreira e Goya Agropecuária. Para os tratadores e apresentadores foi oferecida uma premiação total em dinheiro de R$ 12.000,00 (doze mil reais) divididos em diversos prêmios diários, sorteios e premiação final. No campeonato Craques da Pista, a equipe campeã foi da Fazenda Guadalupe, a reservada campeã foi da Fazenda Santa Bárbara e a terceira colocada da Fazenda Terras de Vishnu.
Os resultados completos dos julgamentos podem ser acessados em nelore.org.br ou blogdonelore.org.br 

Volume de negócios na Expoinel 2012 cresce 15%.

O volume de negócios realizados durante a Expoinel 2012, mais uma vez chamou a atenção e reafirmou a vitalidade da raça Nelore. Sem considerar o tradicional Leilão Mata Velha, que excepcionalmente não foi realizado nesta edição da Expoinel, o faturamento dos leilões realizados na exposição apresentaram crescimento acima de 15% em relação à edição anterior.

Esta edição também foi marcada pela posse da nova diretoria da Nelore Brasil, que aconteceu na cerimônia de abertura do evento, no dia 15 de setembro. Felipe Picciani entregou oficialmente a presidência para Pedro Gustavo de Britto Novis, que ressaltou: "implementaremos novos projetos e iniciativas visando trazer mais benefícios e defender os interesses dos Neloristas de todo o país, desde o selecionador de genética, até o produtor de boi de gordo para o abate."

2º MOSTRA CIENTÍFICA EXPOINEL

Realizada pela Universidade do Boi e da Carne, a Mostra Científica Expoinel busca reunir trabalhos de renomados pesquisadores e de estudantes de ciências agrárias, em temas como genética, nutrição, reprodução, manejo e bem estar animal, qualidade da carne, sustentabilidade, e outros assuntos de interesse para o setor. O objetivo da Mostra é a interação entre o setor produtivo e o meio científico, estimulando a adoção de tecnologia e a aplicação do conhecimento na atividade pecuária nacional. 

Além da apresentação dos trabalhos científicos, foram promovidas também palestras técnicas visando a difusão do conhecimento e de tecnologias para a produção pecuária.

Neste ano, cerca de 200 alunos de diversas faculdades e universidades de ciências agrárias estiveram no parque de exposições Fernando Costa e participaram do Tour Técnico Expoinel ---  os estudantes visitaram cinco estações onde foram abordados temas como Nutrição, Sanidade, Manejo e Bem Estar Animal, além de Genética e Caracterização Racial da raça Nelore. 

Durante a tarde assistiram palestras que trouxeram temas sobre novas tecnologias em pastagens e sobre o uso de aditivos beta-agonistas na nutrição animal. O Tour Técnico Expoinel contou com o apoio da Socil, Beckhauser, Ourofino, Semex, Dow AgroSciences – Pastagem, e Premiere Assessoria.

PROJETO NELORE SOLIDÁRIO

Há 5 anos, a ACNB e o Grupo Marfrig, com o apoio do Museu do Zebu, promove o Projeto Nelore Solidário – uma iniciativa de cunho social que entrega anualmente uma tonelada de carne bovina para entidades beneficentes de Uberaba. É uma das principais ações de responsabilidade social da Expoinel e já soma a doação de cinco toneladas de carne bovina, que beneficiaram centenas de crianças, adolescentes, idosos, deficientes físicos e dependentes químicos. Nos últimos cinco anos mais de 7.500 pessoas já foram beneficiadas pelo programa e mais de 10 entidades são atendidas anualmente. Este é o sexto ano consecutivo de realização do Projeto.

PROJETO SAÚDE BRASIL - CARNE

O Projeto promovido pela ACNB com o apoio do Museu do Zebu e Grupo Marfrig, tem por objetivo apresentar a cadeia produtiva da carne aos alunos do ensino infantil e fundamental, preparando assim os cidadãos e consumidores do futuro. Os participantes assistiram a uma peça de teatro, que configura-se como uma maneira gostosa e divertida de conhecer a cadeia produtiva da carne bovina. O conteúdo da apresentação teatral faz referência à alimentação e saúde dos animais, à importância da inspeção sanitária nos abatedouros e pontos-de-venda, além de técnicas de reprodução, noções de conservação do meio ambiente e responsabilidade social, a importância de se preservar a natureza, produzindo carne de uma maneira sustentável.

Após a peça, todos receberam um delicioso espetinho de carne Nelore Natural, oferecida pelo Grupo Marfrig, e fizeram um passeio pelos pavilhões dos animais na exposição.  Nos últimos dez anos mais de 26 mil alunos participaram do Projeto Saúde Brasil realizado na Expoinel. Neste ano o Projeto chegou a sua 13 ª edição, com mais de 1500 alunos participantes.

COZINHA NELORE NATURAL

Os tradicionais cursos gratuitos de culinária da Cozinha Nelore Natural aconteceram de 19 a 21 de setembro, as 15h e as 19h, durante a Expoinel 2012. A cozinha foi instalada ao lado do Museu do Zebu e o público local compareceu, preenchendo totalmente as vagas disponibilizadas.

O Chef Paulo Ramos ensinou aos participantes receitas fáceis de preparar, econômicas e que valorizam o sabor da carne. “É uma oportunidade para conhecer o padrão da carne Seara Nelore Natural, aprender a escolher o produto com qualidade e como manipular e conservar o alimento”, explica Ramos. Os alunos também aprenderam como aproveitar bem cada corte de carne.

Além de ministrar os cursos de culinária o chef Paulo Ramos fez degustação permanente de carne Seara Nelore Natural na área vip das arquibancadas, durante os julgamentos.
Os cursos de culinária da Cozinha Nelore Natural são promovidos pela ACNB e pelo Grupo Marfrig, com o apoio do Museu do Zebu. A degustação durante os dias de julgamento foi um oferecimento do Grupo Marfrig.

A Expoinel 2012 contou com o apoio da ABCZ, Socil Nutrição Animal e Grupo Marfrig.











3 comentários:

Anônimo disse...

cade o resultado da pisa????

Anônimo disse...

digo pista

Associação dos Criadores de Nelore do Brasil disse...

Caro, o resultado detalhado está em um post separado neste mesmo blog e no site da nelore: Nelore.org.br ; qq dúvida entre em contato! Abs -- Comunicação Nelore do Brasil