sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Expoinel - Exposição Internacional do Nelore


EXPOINEL 2012 -- uma história com mais de quarenta anos de sucesso!

Expoinel 2012 – A 41º Exposição Internacional do Nelore, acontece de 13 a 23 de setembro, no Parque Fernando Costa, em Uberaba – MG, a expectativa é que neste ano passe pela disputada pista de julgamentos mais de 1000 animais, de aproximadamente 100 expositores. Além do calendário de leilões repleto de grandes oportunidades, e da expectativa pelos resultados, que definem os campeões nacionais e estaduais de raça, esta edição também será marcada pela posse da nova diretoria da Nelore Brasil, que acontecerá na cerimônia de abertura do evento, no dia 15 de setembro.

JULGAMENTOS E VALORIZAÇÃO DOS PARTICIPANTES
A Expoinel reúne, em um mesmo ambiente, os maiores criadores e empresários do setor agropecuário e se destaca por finalizar o ano-calendário de exposições do Ranking Nacional e dos Rankings Regionais Nelore, trazendo a público os nomes dos grandes campeões da raça.
Desde o ano passado, a exposição passou a ser ainda mais decisiva na disputa dos campeonatos nacionais e estaduais, isso porque para o Ranking Nacional a Expoinel é de participação obrigatória, mas foi a partir do ano-calendário 2010-2011 que o resultado alcançado na Expoinel Internacional passou a poder ser considerado também na disputa dos Rankings Regionais – o que significa que a pontuação alcançada no evento pode substituir um dos resultados alcançados dentro da região de disputa. Além disso, o índice da Exposição é maior do que o de qualquer outro evento do gênero do país, fazendo com que o resultado alcançado em suas pistas tenha grande influência na disputa dos campeonatos.
A participação na Expoinel também é importante para os criadores e expositores que não estão “na briga” pelos campeonatos, porque além da praça de Uberaba ser considerada o berço do zebu brasileiro e um dos principais pólos de comercialização e promoção da genética Nelore, um resultado de destaque em Uberaba, é capaz de projetar e valorizar um animal, ou um criatório, em âmbito nacional. Marcos Pertegato, Gerente do Ranking Nacional da ACNB, lembra que recentemente ocorreu um caso em que um expositor levou um único animal para uma exposição em Uberaba e este se sagrou o Grande Campeão da exposição. 

A Expoinel é, portanto, uma grande oportunidade dos criadores e expositores, independente de seu porte ou do tempo de criação, mostrarem para todo o país o resultado do trabalho que desenvolvem em suas propriedades gerando um marketing espontâneo e positivo para o criador.
A Expoinel 2012 volta a realizar o julgamento exclusivo do Nelore Mocho, de acordo com as normas previstas no Regulamento do Ranking 2011/2012 , em decorrência do retorno dos criadores de Nelore Mocho à ACNB. Segundo o Presidente da ACNB, Felipe Picciani, “O Nelore é quem ganha com esta união dos criadores, pois a promoção da raça será ainda mais forte”.
Os julgamentos da raça Nelore e Nelore Mocho acontecem durante a semana do evento, e se estendem até o dia 23, quando acontecem os Grandes Campeonatos.

2º MOSTRA CIENTÍFICA EXPOINEL
Realizada pela Universidade do Boi e da Carne, a Mostra Científica Expoinel busca reunir trabalhos de renomados pesquisadores e de estudantes de ciências agrárias, em temas como genética, nutrição, reprodução, manejo e bem estar animal, qualidade da carne, sustentabilidade, e outros assuntos de interesse para o setor. A iniciativa foi criada em 2011, quando contou com a participação de 28 trabalhos inscritos.

O objetivo da Mostra é a interação entre o setor produtivo e o meio científico, estimulando a adoção de tecnologia e a aplicação do conhecimento na atividade pecuária nacional. Além da apresentação dos trabalhos científicos, são promovidas também palestras técnicas visando a difusão do conhecimento e de tecnologias para a produção pecuária. A mostra é aberta ao público e acontece entre os dias 18 e 19 de setembro, no parque Fernando Costa. Os interessados em assistir às palestras técnicas devem fazer inscrição prévia na ACNB.
As inscrições dos trabalhos vão até o dia 01/09/12, e são gratuitas. Podem participar trabalhos de mestrado, doutorado ou iniciação científica relacionados à bovinocultura de corte. As três melhores apresentações receberão prêmios em dinheiro.
Neste ano, dentro da programação da Mostra Científica Expoinel, serão também promovidas visitas monitoradas à exposição, incluindo aulas técnicas sobre caracterização racial e exterior de animais zebuínos. Estas visitas serão abertas à delegações de estudantes de faculdades de ciências agrárias, inscritas previamente na ACNB.
PROJETO NELORE SOLIDÁRIO
Há 5 anos, a ACNB, em parceria com o Grupo Marfrig, e com o apoio do Museu do Zebu, promove o Projeto Nelore Solidário – uma iniciativa de cunho social que entrega anualmente uma tonelada de carne bovina para entidades beneficentes de Uberaba. É uma das principais ações de responsabilidade social da Expoinel e já soma a doação de cinco toneladas de carne bovina, que beneficiaram centenas de crianças, adolescentes, idosos, deficientes físicos e dependentes químicos. Nos últimos cinco anos mais de 7.500 pessoas já foram beneficiadas pelo programa e mais de 10 entidades são atendidas anualmente; 2012 é o sexto ano do Projeto.
PROJETO SAÚDE BRASIL
O Projeto organizado pela ACNB com o apoio do Museu do Zebu e Grupo Marfrig, tem por objetivo apresentar a cadeia produtiva da carne às crianças do ensino fundamental, preparando assim os cidadãos e consumidores do futuro. Os participantes assistem a uma peça de teatro, que vira um jeito gostoso e divertido de conhecer a carne.

 O conteúdo da apresentação teatral faz referência à alimentação e saúde dos animais, à importância da inspeção sanitária nos abatedouros e pontos-de-venda, além de técnicas de reprodução, noções de conservação do meio ambiente e responsabilidade social, a importância de se preservar a natureza, produzindo carne de uma maneira sustentável. Após a peça, todos recebem um delicioso espetinho de carne Nelore Natural, e fazem um passeio pelos pavilhões dos animais na exposição.  


Nos últimos dez anos mais de 26 mil alunos participaram do Projeto Saúde Brasil e este ano realizaremos a 13 ª edição, com expectativa de que passem pelo evento 1500 alunos.

                                        Pista de julgamento Expoinel 2011

A Expoinel 2012 é uma realização da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e conta com o apoio do Grupo Marfrig e Socil; A feira com mais de quarenta anos de tradição reúne, em um mesmo ambiente, criadores e empresários do setor agropecuário;


Nenhum comentário: