sexta-feira, 1 de junho de 2012

ACNB participa de reunião internacional da ONU



A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), representada por seu gerente executivo, André Locateli, teve participação na reunião da Comissão da Organização das Nações Unidas (ONU), que estabelece os padrões internacionais (de adesão voluntária) para o comércio de cortes e carcaças bovinas – UN/ECE. O encontro foi realizado em Buenos Aires, entre os dias 28 de maio e 1º de junho de 2012.

Nesta reunião, participaram representantes da Austrália (AUSMEAT), EUA (USDA), China, Polônia, Chile, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina. As atividades para a padronização de alimentos perecíveis começou em 1949. Os padrões para carne bovina foram desenvolvidos pela AUS-MEAT (Australian Meat and Livestock Industry Body), que atualmente também é a responsável pela manutenção do sistema.
Os padrões estabelecidos pela UN/ECE procuram conciliar as legislações nacionais com as regras comerciais ligadas à qualidade, tendo como base os seguintes objetivos:

- Aumentar os rendimentos dos produtores e incentivar a produção de alimentos de alta qualidade, considerando que a padronização permite uma melhor organização da produção, regulação de estoques e, possivelmente, redução de custos. A padronização dos produtos facilita a produção e indica o que é aceitável no mercado internacional, além de contribuir para a adequação dos processos de separação e embalagem de produtos.

- Facilitar o comércio internacional, diminuindo as barreiras técnicas e tornando as negociações mais fáceis e transparentes. No caso de discordâncias, os padrões podem ser utilizados como referência.

- Os padrões estabelecidos pela UN/ECE protegem os interesses dos consumidores, pois garantem maior qualidade dos produtos e transparência de mercado. Através da apresentação, embalagem e especificações, são asseguradas ao consumidor informações importantes sobre o produto adquirido.

Atualmente, mais de 70% do comércio mundial de alimentos é baseado em padrões da UN/ECE.

A participação da ACNB na reunião internacional foi viabilizada pelo Prof. Dr. Pedro Eduardo de Felício, a quem não só a ACNB, como todos os envolvidos na cadeia da carne bovina devem grande respeito e admiração. 

Nenhum comentário: