segunda-feira, 14 de maio de 2012

Visita a Fazenda Mundo Novo – Seleção Nelore Lemgruber

Por: Rodrigo Dias e Guilherme Alves

Selecionando animais produtivos e bem caracterizados racialmente, a Fazenda Mundo Novo traduz o verdadeiro conceito do melhoramento genético, o que lhes garante números expressivos na tão competitiva pecuária de corte, mais especificamente no mercado de animais da raça Nelore.

A seleção da linhagem Lemgruber, trabalho da Fazenda Mundo Novo, é opção para os produtores de Nelore Elite, já que esta linhagem garante “refrescamento” do sangue de animais de pista, o que genericamente significa obtenção de resultados satisfatórios nas pistas e nos sumários.

Recentemente, a seleção Lemgruber passou a participar das avaliações da ANCP e, já mostra na 19º edição do sumário - outono 2012 – quais as qualidades de sua seleção, iniciada em 1878. Dos animais TOP 5% para idade ao primeiro parto (IPP), 4 animais são puros Lemgruber e 7 animais são filhos diretos de animais Lemgruber. Ambos somados representam mais de 29% dos animais avaliados para essa característica no sumário. Para probabilidade de parto precoce TOP 5%, mais de 35% dos animais avaliados são da linhagem Lemgruber ou filhos da seleção Lemgruber. No indicador Stayability (Stay) TOP 5%, 33% dos animais avaliados tem “sangue” Lemgruber. Um dos nortes da seleção Lemgruber - a habilidade materna, também é destaque no sumário da ANCP, sendo que, dos animais avaliados, mais de 17% são filhos de ou têm em sua genealogia reprodutores Lemgruber como ancestrais.

É importante ressaltar que o trabalho de seleção realizado na Fazenda Mundo Novo busca aliar produção com rentabilidade. Isto significa dizer que as provas de ganho de peso a pasto compõem grande parte do índice de seleção, em que são avaliados também o temperamento dos animais (teste de reatividade) e o padrão racial da raça nelore. A Faz. Mundo Novo se reserva o direito de não comercializar os melhores animais, já que estes serão testados e, posteriormente avaliados em teste de progênie, como já foi feito com os famosos 1646 da MN, Rambo da MN e, mais recentemente, com o Bambu da MN, Cachimbo da MN, 2318 da MN, Formoso da MN e General da MN, todos em coleta na Alta Genetics.

Segundo o Sr. Eduardo Penteado Cardoso, um dos sócios-proprietários da MN, na pista da Expozebu 2012 - por onde passaram 649 animais nelore e 58 nelore mocho - 65% dos animais tinham sangue de animais da linhagem Lemgruber até os seus bisavós.

Portanto, a contribuição da seleção a pasto da Faz. Mundo Novo nos permite dizer que é possível produzir com qualidade animais que darão ao Brasil destaque na produção sustentável, por estar embasada nos três pilares fundamentais para este tipo de produção: econômico, social e ambiental.

Com sua criação realizada essencialmente a pasto, considerando sua genética e tendo como base a excelente produção de matéria seca das braquiárias do cerrado brasileiro, podemos dizer que o “boi verde” realmente é brasileiro. A Faz. Mundo Novo, alicerçada neste binômio, boi e braquiária, junto de outras propriedades brasileiras, mostram claramente aos mais leigos o quão importante é a pecuária nacional para o mundo, já que produzem animais a pasto com eficiência e qualidade, garantindo assim, um alimento saudável e de boa procedência aos consumidores finais.

Finalizando, a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil agradece ao Sr. Eduardo Penteado Cardoso por abrir as portas de uma das maiores referências em projetos de seleção de Nelore do Brasil.


 Malboro da Mundo Novo



 Josefina da Mundo Novo

Nenhum comentário: