quarta-feira, 21 de março de 2012

Universidade do Boi e da Carne apresenta: “Circuito Nacional da Pecuária Sustentável”

O tema da vez – sustentabilidade, unido à falta de conhecimento técnico, estão tirando o sono de alguns pecuaristas.

É sabido que o compromisso com as questões ambientais não pode se limitar à preservação e recuperação de reservas legais (RL) e de áreas de preservação permanente (APP). Acima de tudo, as pastagens devem ser a prioridade dos produtores, por duas razões: as pastagens 1) garantem a produção da carne, já que podem promover uma engorda mais eficiente dos animais e com menores custos; 2) garantem a produção de animais para recria, bezerros, bezerras e animais para reprodução, pois por estarem diretamente relacionadas à boa nutrição desses animais, poderão possibilitar a entrada precoce dos mesmos no período de engorda e, na época de monta. O segundo motivo baseia-se no princípio de que se o pecuarista produz mais por hectare, ele tem menos demanda na abertura de novas áreas.

O consultor Wagner Pires, especialista em pastagens com mais de 20 anos de experiência, iniciou uma parceria com a Universidade do Boi e da Carne no intuito de apresentar soluções para as principais dúvidas e questões da sua área de atuação. Serão 20 cursos ministrados em todas as regiões do Brasil.

Acompanhe a programação dos eventos através do site www.wagnerpires.com.br ou pelo email universidadedacarne@nelore.org.br.

Fonte: Equipe Universidade do Boi e da Carne

Nenhum comentário: