terça-feira, 13 de março de 2012

Os problemas persistem sem treinamento adequado

O treinamento adequado dos profissionais ligados a pecuária de animais de elite pode significar um resultado até 20% superior no “final” do manejo de bezerros ou, como já mencionado neste blog, pode ser o caminho para o sucesso nas pistas de julgamento. 

As técnicas de reprodução que multiplicam genótipos e acasalamentos mais especializados estão produzindo animais de alta qualidade; porém, os animais nascidos a partir destas biotécnicas deverão ser acompanhados de forma diferenciada, já que estarão mais expostos as influências ambientais. Os manejos de clínica de pré e pós parto são de suma importância, assim como a nutrição e o controle sanitário; por outro lado, não há recursos a serem utilizados no caso de um animal nascer morto ou morrer logo após o parto, por conseqüência de descuido ou falta de capacitação técnica. 

Apresentamos a oportunidade de corrigir erros clássicos relacionados aos cuidados com produtos de FIV. A Universidade do Boi e da Carne, em parceria com a PROMOVE Ciência Animal, está organizando o curso “Clínica de recém nascidos focada em bezerros oriundos de FIV”. Esta é a chance de capacitar seus técnicos e fazê-los superar desafios diários inerentes a reprodução por fertilização “In Vitro”. Mesmo em franco desenvolvimento e com diversas pesquisas sobre a FIV, é possível verificarmos que o manejo pré e pós parto destes animais ainda é um desafio para vários pecuaristas. 

O apoio do Grupo Monte Verde denota a preocupação com a sanidade e desenvolvimento destes animais. Proprietário de um dos mais renomados plantéis de Nelore P.O. do Brasil, o Grupo Monte Verde encontrou a possibilidade de aperfeiçoar o trabalho, já realizado com extrema competência nas fazendas do grupo. 
A oportunidade de ter contato com o trabalho de um dos maiores especialistas do Brasil em clínica de bezerros produtos de “FIV” - professor José Renato Junqueira Borges, docente da UnB - surgiu no exato momento em que a “FIV” está trazendo resultados muito positivos, porém ainda peca pela deficiência no conhecimento teórico e prático de alguns extensionistas. 

Os interessados em participar do curso deverão entrar em contato pelo telefone (11) 3293-8900 ou pelo site www.promoveeducacional.com.br

Fonte: Equipe Universidade do Boi e da Carne.


Nenhum comentário: