quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O Manejo Correto de Pastagem Representa Ganhos Econômicos e Ambientais

Uma das tecnologias fundamentais para a melhoria da produtividade na pecuária de corte é o manejo de pastagens, que possibilita o aumento da produção e produtividade. Serão abordadas neste artigo duas importantes contribuições de um manejo correto de pastagens: as contribuições ambientais e a contribuição econômica.

Por Fernanda de Tavares Canto Guina, Tássia Gerbasi, Rafael Bordonal Kalaki


A pecuária sempre teve papel fundamental para o desenvolvimento do Brasil, pois as fazendas, além de gerarem renda e movimentarem a economia, ajudaram a demarcar as atuais fronteiras do território. Atualmente o rebanho bovino brasileiro é composto por 209,5 milhões de cabeças, ocupando uma área de pastagem de 220 milhões de hectares, o que representa 25% dos 851 milhões de hectares do território nacional. A taxa de lotação média do país é de um animal por hectare, o que representa o tipo de criação vigente: pecuária essencialmente extensiva, com 95% do rebanho criado a pasto. Continue lendo --->

Um comentário:

Marco Antônio da Silva disse...

Todos entendem que precisamos melhorar a produtividade e que isso se faz com tecnologia e conhecimento, agora me sugiram como faremos para entrar na cabeça dos produtores com essas idéias?! Acredito que em sua grande maioria, eles ainda tem o pensamento primitivo e baseiam-se na pecuária estrativista e antiquada!