sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Cepea: conhecendo o sistema de informações pecuárias

Em workshop realizado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) em 5/dez, foram discutidas melhorias para o índice do boi gordo.

Ponto central: ampliar o número de informações de qualidade sobre negócios efetivos nas amostras diárias.

Como isso pode ser feito:

- Será mantido e aperfeiçoado o sistema de ligações eletrônicas para pecuaristas;

- Dar-se-á prosseguimento aos esforços para que frigoríficos aceitem transmitir informações de seus negócios de forma eletrônica ao Cepea e que isso possa ser feito de maneira segura, possibilitando maior transparência de mercado e checagem de informações;

- Será avaliada sinergia com os meios que o Canal Rural dispõe para estimular pecuaristas a relatar negócios efetivos ao Cepea (sugestão do sr. Juan Lebron);

- Associações/Sindicatos/entidades representativas de pecuaristas/programas de parcerias com pecuaristas serão contatadas para que estimulem seus associados a informar negócios ao Cepea no dia da transação.

Negócios relativos a animais vendidos mediante contrato.

A equipe Cepea irá registrar separadamente esse tipo de informação e analisá-las. Resultados devem ser apresentados em próxima edição do encontro.

Negócios relativos a animais que têm premiações ou recebem deságio em relação ao valor considerado de mercado.

O Cepea também irá estudar o impacto dessas premiações e desses descontos e apresentá-los em próximo encontro.

Foram também tratados os seguintes assuntos:

- Taxas de desconto: NPR e CDI

O Cepea vai continuar divulgando valores à vista descontados pelas duas taxas, para que os usuários dessas cotações decidam a taxa que melhor representa seu mercado. Preços da vaca serão, em breve, também descontados pelo CDI.

- Inclusão de novas praças

A intenção do Cepea é aprimorar os levantamentos nas localidades já pesquisadas. Neste momento, a equipe Cepea não tem previsão de data para a divulgação de preços em novas regiões, ainda que seja reconhecida a importância da pecuária de corte em tantas outras localidades.

Fonte: Cross Investimentos com informações levantadas no workshop Cepea, adaptada pela Equipe BeefPoint.

Nenhum comentário: