quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Carne bovina deixa de ser vilã para o coração, diz pesquisa

Produtores, médicos e consumidores podem comemorar: a carne bovina faz bem para a saúde humana. Considerada vilã por muito tempo, a carne do boi a pasto ou confinado foi testada e aprovada mostrando que a falta de informação, o excesso de consumo e a escolha de cortes com gordura, associados a hábitos poucos saudáveis, eram responsáveis pela sua imagem negativa.
Em setembro, durante o 66º Congresso Brasileiro de Cardiologia, em Porto Alegre (RS), foi apresentado o resultado de uma pesquisa desenvolvida no Instituto Cardiológico do Rio Grande do Sul, realizada com 70 voluntários, divididos em dois grupos. Sob a organização do Dr. Iran Castro, coordenador de normatizações das diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o experimento teve a duração de cinco semanas e um grupo recebeu diariamente 125 gramas de carne vermelha de gado criado a pasto e o outro comeu a mesma quantidade, porém de gado confinado, engordado mais rapidamente em estábulos e alimentado com ração. Ambos receberam carne magra durante todo o período.
Os resultados mostraram que não ocorreram diferenças significativas no teor do colesterol sanguíneo e demais lipídios nas pessoas que consumiram carne de bovinos criados a pasto ou confinados. A suspeita maior era que o animal confinado, por ter um maior teor de gordura saturada e colesterol, poderia transmitir para o consumidor uma concentração maior de gordura sanguínea.

Nenhum comentário: