quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Curso de Formação de Jurados de Carcaças Bovinas – Módulo II

O segundo Módulo do Curso de Formação de Jurados de Carcaças Bovinas começou ontem, 19 de outubro, com a participação do Prof. Roberto Roça – Unesp Botucatu, do Zootecnista Murilo Henrique Quintiliano, Diretor Executivo da FAI do Brasil e consultor em implementação de Projetos em Manejo Racional e Bem – Estar animal e da Médica Veterinária Gerente de Produto da Pfizer Saúde Animal Fernanda Hoe, que palestrou sobre a nova tecnologia de Imunocastração, o Bopriva.. O Prof. Roberto abordou assuntos relacionados ao papel da inspeção sanitária oficial e abate de bovinos.


No dia de hoje, 20 de outubro, o Prof. Pedro de Felício, o Doutorando Sergio Pflanzer, e o Zootecnista Murilo Quintiliano encerram as aulas teóricas do módulo II, abordando assuntos relacionados a qualidade de carcaças, aspectos ante-mortem do manejo racional e métodos de tipificação de carcaças bovinas.



As aulas práticas no frigorífico MARFRIG começam hoje com as práticas de bem – estar animal e com as avaliações de acabamento de carcaças in vivo e encerram amanhã quando os alunos conhecerão as técnicas de medidas de área de olho de lombo (AOL), espessura de gordura, e as cores de carne e gordura e classificação de carcaças quentes.
As atividades do Curso de Formação de Jurados de Carcaças Bovinas serão retomadas nos dias 1 e 2 de dezembro de 2011 com o Módulo III – Qualidade de Carne, onde serão abordados aspectos de qualidade de carnes, aspectos nutricionais da carne bovina, principais benefícios da carne bovina para a nutrição humana e técnicas de embalagem da carne.
O Curso de Formação de Jurados de Carcaças Bovinas é realizado pela Universidade do Boi e da Carne, uma iniciativa da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil e tem o apoio da TÜV Rheinland, Pfizer Saúde Animal e MARFRIG.

Nenhum comentário: