terça-feira, 18 de outubro de 2011

Conheça plano de 20 metas para sustentabilidade até 2020 de rede de varejo inglesa (inclui carne bovina)

A rede varejista inglesa e uma das maiores redes varejistas da Europa, divulga um plano de sustentabilidade a ser seguido para garantir a segurança de seus produtos estruturando toda a cadeia de suprimentos.

O plano chama-se "20 by 20", são vinte passos a serem dados até 2020.

Clique na imagem para ampliá-la.

1. Até 2020, nós obteremos todas as nossas principais matérias-primas e commodities de forma sustentável de acordo com auditoria independente.

Desafios:

Desmatamento, pesca excessiva, manejo inadequado da terra e maior uso de energia contribuíram para um maior estresse no sistema global de alimentos. Questões como mudança climática, escassez de água e crescimento populacional tiveram impacto significante na segurança do abastecimento em longo prazo.

Em um mundo com os recursos sob tensão, nosso desafio é garantir que todos os impactos sociais e ambientais em toda a cadeia de abastecimento sejam identificados e resolvidos visando garantir que tudo o que nós vendemos é sustentável ao longo do tempo. Trabalhando com organismos independentes, podemos nos responsabilizar e usar os padrões mais altos que estão disponíveis.

Nosso progresso até agora:
Em 2010, 93% da madeira usada nos produtos da Sainsbury's foram feitas pelo Conselho de Manejo Florestal ou de fontes recicladas.
Já são mais de 12% de produtos com nossa marca que são de fontes certificadas de forma independente, como pelo Conselho de Manejo Marinho, Fairtrade e Freedom Foods.
Primeiro supermercado britânico a estocar produtos alimentícios (tirinhas de peixe) usando azeite de dendê de fontes certificadas pelo Roundtable on Sustainable Palm Oil (RSPO).

Metas distribuídas:
Definimos nossas principais matérias-primas como as 30 principais matérias-primas e commodities de perspectiva comercial e sustentabilidade usadas em nossos produtos de marca própria. Essas matérias-primas são responsáveis pela maioria de nosso volume e incluem nossas carnes de marca própria, frutos do mar, frutas, vegetais, madeira, óleo de dendê, soja, algodão, açúcar, chá e café.
Nós já progredimos em obter uma série dessas matérias-primas com padrões independentes, incluindo óleo de dendê sustentável (todo o óleo de dendê será certificado até o final de 2014), madeira do Conselho de Manejo Florestal e chá, café e açúcar Fairtrade. Outras matérias-primas e commodities, como a soja, serão alcançadas bem antes de 2020. Entretanto, outras levarão toda uma década e requererão uma grande quantidade de trabalho colaborativo.
Teremos 100% de rastreabilidade nas principais matérias-primas dentro de nossas cadeias de fornecimento.
Estabeleceremos um código de obtenção sustentável de matéria-prima que se inspire nos padrões independentes existentes e, onde eles não existirem, criaremos nosso próprio padrão específico Sainsbury's.
Teremos um papel ativo na formação de padrões independentes existentes e desenvolvimento de novos padrões que atualmente não existem.
Trabalharemos ativamente com os produtores rurais na biodiversidade e manejo da terra.

"É bom ver essas ousadas ambições da Sainsbury's, particularmente as metas restauradoras referentes a ter impactos positivos sociais e ambientais, ao invés de visar somente reduzir os danos. Nós também queremos que a Sainsbury's e outros no setor promovam dietas sustentáveis à medida que esse é um elemento crítico na melhora do sistema alimentício", David Nussbaum, Diretor executivo, WWF-UK



Continue lendo --->

Nenhum comentário: