terça-feira, 9 de agosto de 2011

EPMURAS® - RETRATO FALADO

É a aplicação do sistema de avaliação visual funcional, desenvolvido pelo zootecnista William Koury Filho e colaboradores, que descreve o bovino para as seguintes características morfológicas:


• Estrutura Corporal (E): sinaliza o tamanho do animal, baseado na altura e comprimento do esqueleto, são desejados escores 4, 5 até 6 para essa característica, seguida de escores altos para P e M. Escores altos para E e baixos para P identificam animais de biotipo mais exigente em nutrição, tendendo a tardios, porém, podem até ser utilizados para dar porte a rebanhos extremamente compactos. Animais com escore para E mais baixo e P mais altos são indicadores de precocidade e maior adaptação aos sistemas de produção a pasto;

• Precocidade (P): baseado na relação entre profundidade de costelas e comprimento de pernas, além de virilha baixa. Altos escores indicam animais com biotipo que tendem a serem mais precoces em terminação e que coincidem com aqueles que tendem a apresentar maior precocidade sexual e adaptabilidade a sistemas de produção a pasto;

• Musculosidade (M): indica a evidência de musculatura, altos escores são desejados para se obter melhores resultados em rendimentos de carcaça.

Os escores de EP e M descritivos variam de: 1 e 2 (fundão), 3 e 4 (meio) até 5 e 6 (cabeceira). 

Assim, a análise das características de Estrutura Corporal, Precocidade e Musculosidade é uma ferramenta para classificar, in vivo, o modelo de carcaça com relação ao tamanho, rendimento e acabamento. Vale lembrar que estudos de herdabilidade demonstram que estas características são altamente transmitidas aos filhos.

• Umbigo (U): deseja-se animais de escores 2, 3 e até 4 por não serem, nem tão reduzidos e, nem tão pendulosos, característica que poderia comprometer a funcionalidade do animal a campo;

• Caracterização Racial (R): todos os itens previstos nos padrões raciais são considerados, lembrando que vários são associados a funcionalidade, portanto não são meramente estéticos;

• Aprumos (A): avaliação através das proporções, direções, angulações e articulações dos membros anteriores e posteriores, além de estrutura de ossos, tendões e ligamentos. Bons aprumos são fundamentais para o macho efetuar bem a monta, além de estar diretamente ligado ao período de permanência do indivíduo no rebanho.

• Sexualidade (S): avalia-se masculinidade nos machos e feminilidade nas fêmeas através de características sexuais secundárias, que são relacionadas a fertilidade. Não dispensa exame ginecológico/andrológico.

As avaliações de Raça, Aprumos e Sexualidade completam a descrição do animal e vão de 1 (ruim), 2 (regular), 3 (bom) até 4 (muito bom).

IMPORTANTE!
A nota máxima para EP e M é 6, e a nota máxima para RA e S é 4!
Para visualização mais fácil da qualidade do tipo morfológico do animal, disponibilizamos o Índice EPMURAS - Retrato Falado, que soma a pontuação total do animal, sendo que para a característica Estrutura Corporal, será somado o que chamamos de E funcional (Ef), que corresponde à subtração da diferença entre E eP.
Assim, quando E descritivo (Ed) for maior que P, penaliza-se os indivíduos que tendem a serem mais tardios. Ex: se os escores forem Ed = 6 e P = 4, o Ef será = 6 - (6-4) = 6 – 2 = 4. Desta forma, será somado no índice o Ef que, nesse caso será 4. Caso o Ed seja igual a P, ele não muda com relação ao Ef, e se for menor, será somado a diferença, visando a valorização de animais com biotipo mais precoces. Ex: se Ed for 5 e P for 6, o Ef será: 5 - (5-6) = 5 – (-1)  = 5 + 1 = 6, assim Ef soma 6 pontos.
Com relação à característica Umbigo, vale nota máxima (4) os escores 2 e 3. O escore 4 vale 3 pontos; os escores 1 e 5 somam 2 pontos; e o escore 6 soma 1 ponto. O total de pontos classifica o animal conforme tabela abaixo.
CLASSIFICAÇÃO EPMURAS

Nenhum comentário: